Nos últimos anos, as mulheres têm sido cada vez mais presentes em frente e por trás das câmeras nos filmes e séries da Marvel, fazendo com que as narrativas fiquem cada vez mais diversos. Um dos exemplos disso é o filme solo da Viúva Negra , que chega ao Disney+ no próximo dia 9 e contará a história de origem da heroína interpretada por Scarlett Johansson.
Além disso, a série “Loki” , em exibição na plataforma, também apresenta diversas personagens femininas fortes e importantes. A seguir, confira as mulheres responsáveis por esses e outros sucessos da franquia.
Cate Shortland
Além de “Viúva Negra”, primeiro filme da Marvel totalmente dirigido por uma mulher, a diretora australiana possui outros quatro longas no currículo. Entre eles está “A Síndrome de Berlim”, que em 2017 foi indicado ao Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance, um dos mais populares do cinema independente.
Jac Schaeffer
Jac é uma das roteiristas de “Viúva Negra”, mas essa não foi a primeira vez que ela colaborou com a Marvel. Ela é a criadora e produtora executiva da série “WandaVision”, que aborda o luto por meio da história da Feiticeira Escarlate e do Visão como um casal, depois dos acontecimentos de “Vingadores: Ultimato”.
Kate Herron
Kate é diretora e produtora executiva dos seis episódios da primeira temporada de “Loki”, que conta a história do vilão e expande os multiversos da Marvel, que serão muito retratados nas próximas produções da franquia. Antes de “Loki”, a diretora também dirigiu quatro episódios da série “Sex Education”, disponível na Netflix.
Nia DaCosta
A diretora será a primeira mulher negra a comandar uma produção da Marvel. Nia vai dirigir o filme “The Marvels”, que se passa após “Capitã Marvel” e deve explorar ainda mais a personagem de Monica Rambeau, interpretada por Teyonah Parris. Nia também dirigiu “A Lenda de Candyman”, remake do clássico de terror de 1992 que tem roteiro de Jordan Peele, diretor de “Corra!” (2018).
Chloé Zhao
No início deste ano, Chloé Zao se tornou a primeira mulher não branca a ser indicada e a ganhar um Oscar de melhor direção . É ela quem assume a direção do filme “Os Eternos”, que explora o mundo após os acontecimentos de “Vingadores: Ultimato”. A trama apresentará aos fãs os seres imortais que vivem na Terra há milênios em segredo, mas que se reúnem para enfrentar os Deviantes, uma raça de humanóides de quem são inimigos.
Anna Boden
Anna Boden foi a primeira mulher a dirigir um filme da Marvel com “Capitã Marvel” (2019), primeiro longa da franquia protagonizado por uma mulher. A direção e o roteiro do filme são assinados por ela e Ryan Fleck. Ela também dirigiu outros filmes conhecidos, como “Se Enlouquecer, Não se Apaixone” (2010) e a minissérie “Mrs. America (2020)”, que foi indicada a dez prêmios Emmy, considerado o Oscar da televisão.
Nicole Perlman
Nicole foi a primeira roteirista mulher do universo cinematográfico da Marvel ao lado de James Gunn. Juntos, os dois escreveram a história do primeiro filme de “Guardiões da Galáxia” (2014), que aborda o universo intergalático da franquia.