Carolina Maria de Jesus ganha título de doutor honoris causa pela UFRJ
Reprodução/Instituto IMS
Carolina Maria de Jesus ganha título de doutor honoris causa pela UFRJ

A escritora Carolina Maria de Jesus ganhou o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O título foi dado nessa quinta-feira (25), durante uma sessão transmitida pelo canal de YouTube da instituição de ensino.

Carolina morreu em 1977, aos 62 anos. A honraria que ela recebeu, de Doutora Honoris Causa, é entregue independentemente do nível de instrução de uma pessoa. Quem recebe esse título o conquista por conta do destaque que obteve por méritos e atitudes e passa a ter os mesmos privilégios de quem tem um doutorado acadêmico.

Nascida do interior de Minas Gerais em 1914, Carolina Maria de Jesus só passou por dois anos da vida escolar. Esse curto período foi o suficiente para que ela se apaixonasse pelo mundo da escrita.

Em 1937, a escritora se mudou para a favela do Canindé, em São Paulo. Ela trabalhou como catadora de rejeitos para sustentar os filhos escrevia sobre sua vida em diários. Carolina Maria de Jesus começou a ficar famosa em 1958, quando seus textos eram publicados no extinto jornal A Noite. A escritora vendeu mais de 3 milhões de livros, que foram traduzidos para 16 idiomas, e conquistou admiradores como Clarice Lispector.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!