Thais Galardi clicou o nascimento de Antonio, filho da influenciadora Luiza Gondim; foto foi enviada para Concurso Internacional de Fotografia de Parto
Thais Galardi
Thais Galardi clicou o nascimento de Antonio, filho da influenciadora Luiza Gondim; foto foi enviada para Concurso Internacional de Fotografia de Parto


Fotografar um parto  requer olhar atento e delicado. É o que diz a fotógrafa Thais Galardi, que há seis anos dedica sua vida e agenda profissional para registrar a chegada de novas vidas ao mundo. Queridinha dos famosos, já passaram por suas lentes os recém-nascidos de nomes como Kyra Gracie e Malvino Salvador, Marcos Vera, Felipe Simas e, mais recentemente,  Sthefany Brito, que teve seu primeiro filho.

Galardi começou a carreira fotografando festas, principalmente infantis, referência que a fez se tornar a fotógrafa oficial do programa ‘Fazendo a Festa’, do canal GNT, por três anos. Com o tempo, a profissional sentiu que precisava de algo a mais e começou a estudar sobre fotografia em parto. “Quando fiz o meu primeiro me encantei, fiquei alucinada. Percebi que era isso que eu queria”, afirma Galardi.


Com isso o estúdio até então mantido pela fotógrafa acabou tendo que fechar, já que precisava sempre desmarcar alguns ensaios por causa de um bebê estava vindo. “Eu não tenho dia, não tenho hora. Sou praticamente uma médica”, brinca a fotógrafa.

Ela diz que pensou que passaria mal no primeiro parto, porque não sabia o que ia encontrar. A fotógrafa compara essa sensação ao que os pais sentem, já que muitos se sentem nervosos devido ao procedimento. “Teve um pai que desmaiou no meu pé”, afirma. O único famoso que chegou próximo desse ponto foi Igor Raschkovsky, esposo de Sthefany Brito , que se sentiu nervoso com a chegada do filho.

Devido ao portfólio e o estilo de suas fotos, que focam não apenas no bebê, mas em detalhes, emoções e reações da família durante o momento, Galardi passou a ser bastante requisitada. “Saio de cada parto muito realizada, é uma coisa fantástica", diz.

Bastidores dos nascimentos

Por ter registrado tantos partos, a profissional hoje coleciona histórias para contar. Segundo Galardi, tem sido cada vez mais comum que as famílias planejem o parto junto a equipe médica. Ela afirma que com cada vez mais frequência, as gestantes querem ouvir música no momento do parto, para se sentirem mais calmas e confortáveis.

As faixas que ela mais escutou nos partos foram ‘Nove Meses’, da cantora Bárbara Dias, e ‘Trem-Bala’, de Ana Vilela. “Em salas de parto normal as músicas são sempre mais suaves. Coloca-se muito Milton Nascimento e Chico Buarque, por exemplo”, conta.

Você viu?

A fotógrafa se surpreendeu com o cantor e ator Daniel Del Sarto, que compôs uma música especialmente para a chegada de sua filha com Hazel Fischdick. “Tocou na hora do parto e era uma música tão alto astral que todo mundo do centro cirúrgico se animou. Ele chegou até a fazer alguns stories para o Instagram de todo mundo dançando”, diz.


A fotógrafa também acompanhou o parto da influenciadora digital Luiza Gondim, que chegou a fazer  babyliss antes da hora do parto. “Luiza estava pleníssima, linda. Só ela mesmo para dar à luz assim”, lembra.

A foto marcou tanto Galardi que a fotógrafa a inscreveu para o Concurso Internacional de Fotografia de Parto. No momento clicado, a obstetra mostra o bebê para a influenciadora e o marido. “Consegui captar a reação genuína dela e do marido, que estão olhando para o bebê”, diz.

O parto de Kyra Gracie é lembrado por Galardi como um dos mais rápidos que ela já viu. A atleta, que desejava ter parto normal, se preparou durante a gestação com sessões de fisioterapia e drenagem. Quando chegou ao hospital, já estava com os nove dedos de dilatação. “O bebê nasceu em meia hora, foi muito rápido”, lembra.


A fotógrafa conta que diversas vezes viu mulheres chorarem por não conseguirem fazer o parto normal. Muitas se planejam para isso, mas na hora, acontece alguma coisa em que é necessário fazer a cesárea. “É como se elas se sentissem menos mães por isso. Mas tudo é esquecido a partir do momento que elas veem o rosto do bebê”, afirma.

Divulgação das fotos

Galardi conta que algumas celebridades pedem para que as lentes não foquem no rosto dos bebês. Esse cuidado acontece, de acordo com a fotógrafa, porque alguns  pais se sentem receosos ao mostrar as feições da criança logo de primeira.

Ela conta que o mais importante são os detalhes, que na maioria dos casos são as mais postadas nas redes sociais das estrelas. A foto mais requisitada por todas as mães é a do teste do pézinho. “É a foto mais tradicional que elas querem, sem exceção”, diz.

O acordo da fotógrafa com as mães é de não postar todas as fotos do parto, mas a família precisa aprovar duas fotos para que ela possa divulgar nas redes sociais como portfólio. Ela geralmente faz isso no dia seguinte ao parto e envia as fotos tratadas via WhatsApp.

No caso dos partos de famosas, podem ser escolhidas três fotografias para serem enviadas com exclusividade para alguns jornais, sites e revistas. As fotos não autorizadas só podem ser postadas em suas redes sociais caso a família tenha postado primeiro. “É uma forma de divulgar meu trabalho e respeitar o tempo deles”, afirma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!