Ativista negra norte-americana, Harriet Tubman será incluída na nota de US$20
Divulgação
Ativista negra norte-americana, Harriet Tubman será incluída na nota de US$20


Os Estados Unidos vão reviver o projeto para incluir o retrato da ativista negra Harriet Tubman nas notas de 20 dólares. O anúncio foi feito pelo governo do Joe Biden nesta segunda-feira (25). Se aprovado, a abolicionista será a primeira mulher negra a estampar as cédulas da moeda norte-americana e substituirá a imagem do presidente Andrew Jackson.


O plano surgiu em 2016, durante o governo de Barack Obama, porém foi abandonado pela gestão de Donald Trump. "É importante que nossas cédulas, nosso dinheiro, reflitam a história e a diversidade de nosso país", declarou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Quem foi Harriet Tubman?

Harriet Tubman nasceu em 1822 nos Estados Unidos. Nascida escravizada, trabalhou na adolescência na lavoura e passou por diversas violências.

Você viu?

Em 1849, Harriet escapou para a Filadélfia e aos poucos ajudou seus familiares a fugirem também. Antes e durante a Guerra Civil a ativista fez diversas missões para resgatar pessoas escravizadas e ajudou aos recém libertos a encontrar trabalho. Ela também foi a única mulher a comanda tropas durante a Guerra Civil norte-americana, lutando ao lado do exército da União, para quem também trabalhou como espiã.

Em seus últimos anos de vida, Harriet também foi ativista do sufrágio feminino. Ela morreu em 1913, aos 90 anos, e foi sepultada com honras militares no cemitério de Fort Hill, em Auburn. 

Conhecida e respeitada em vida, tornou-se um ícone norte-americano da luta por igualdade. Em 2015, a ativista venceu em primeiro lugar a campanha Women on 20s, onde 600 mil norte-americanos votaram em qual personagem feminino da história gostariam de ver nas cédulas de 20 dólares.

Ilustração feita pela campanha
Reprodução/ Women on 20s
Ilustração feita pela campanha "Women on 20s" com o rosto da ativista Harriet Tubman em 2015




    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários