Bia Biancardi e Josi Milagre são candidatas à prefeitura no ES pelo PMB
Reprodução/Instagram
Bia Biancardi e Josi Milagre são candidatas à prefeitura no ES pelo PMB


Pela primeira vez, uma chapa composta exclusivamente por mulheres trans concorre a um cargo no poder Executivo no Brasil. Bia Biancardi e Josi Milagre são os nomes do Partido da Mulher Brasileira (PMB) para concorrer à prefeitura de Cariacica, no Espírito Santo.

O posicionamento político da chapa chama atenção. A dupla tem Jair Bolsonaro como principal inspiração e, conservadoras, elas dizem ser a favor da família. "Votei, fiz campanha em Whatsapp e Facebook, e isso me inspirou", explicou Bia ao site Congresso em Foco. 

Bia, cabeleireira há 35 anos no bairro de Campo Grande, região central da cidade, minimiza o efeito da transfobia em sua vida: "Há 30 anos eu sou empresária, e como empresária eu sou respeitada, independente de eu ser uma mulher transgênero ou não", explicou. "Na verdade, não vejo as pessoas me vendo com discriminação de gênero, e sim como uma comerciante." Mesmo assim, ela ressalta que carrega o título de mulher trans com orgulho. 

Biancardi disse que já sofreu preconceito no início de sua trajetória política por causa de seu posicionamento político. "Não posso ser uma mulher transgênero e ter princípios conservadores? Ser cristã e ser a favor da família e tudo o mais?", questionou ainda em entrevista ao site. 

A candidata disse ainda que a vice-prefeita, Josi Milagre, que também é uma mulher trans, tem planos para população LGBTQIA+. Um deles é resolver o problema da prostituição envolvendo pessoas trans.


    Veja Também

      Mostrar mais