É inegável a importância de ficar em casa para evitar o avanço dos casos de Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus, mas enfrentar o isolamento da quarentena não é fácil: a rotina muda, o espaço fica reduzido e ansiedade aumenta. Para muita gente, torna-se um desafio manter o bem-estar em meio a tanto estresse.

Leia também: Tédio, ansiedade e mais: como lidar com os efeitos do isolamento social?

Reserve momentos na rotina para curtir a própria companhia e ser mais feliz, mesmo em quarentena
shutterstock
Reserve momentos na rotina para curtir a própria companhia e ser mais feliz, mesmo em quarentena

A boa notícia é que esse momento de isolamento pode também ser uma oportunidade para cuidar mais de si mesma, aprender coisas novas e curtir a própria companhia. “Os contratempos e obstáculos devem ser compreendidos como uma oportunidade para o novo”, fala o psicólogo Ronaldo Coelho ao Delas.

O especialista sugere aproveitar o tempo para descobrir formas de realizar aquilo que te faz mais feliz de maneira criativa, por meio das possibilidades e tecnologias existentes. A dica é investir em atividades prazerosas para deixar os dias mais leves e felizes.

Para te ajudar nesse momento, também conversamos com Charles Bueno, hipinólogo, Bianca Vilela, mestre em fisiologia, e Paula Pires, endocrinologista, sobre outras práticas para adotar no dia a dia e se sentir mais feliz durante esse isolamento social.

Confira as dicas:

1. Tenha uma rotina

Já que não temos controle do que acontece lá fora, manter o controle da rotina em casa ajuda a manejar o estresse e a ansiedade. Procure acordar e fazer as refeições sempre no mesmo horário. Se for trabalhar em casa , tenha horário para começar e terminar.

2. Se arrume

Vista-se como se fosse sair. Isso vai ajudar a aumentar a motivação e criatividade durante o dia.

3. Faça exercícios de respiração

Exercícios de respiração são ótimos para controlar a ansiedade. Uma técnica fácil e eficaz é visualizar um quadrado e imaginar sua respiração percorrê-lo, parando em cada canto do quadrado por três segundo.

Você viu?

Tente agora: inspire no primeiro lado superior do quadrado e siga para o canto direito. Lentamente conte um, dois, três. Segure a respiração contando um, dois, três. Expire descendo a lateral contando um, dois, três. Segure a respiração na base do quadrado. Um, dois, três. Após alguns minutos dessa prática, você se sentira mais calmo e centrado.

Leia também: Spa na quarentena: aprenda 7 receitas de beleza caseiras

4. Medite

A meditação guiada é um ótimo exercício para ajudar a controlar as emoções e tirar o foco da pandemia. Voltar a atenção para outros assuntos é fundamental.

5. Tome sol

Na medida do possível, busque se expor ao sol por alguns minutos durante o dia. A prática ajuda na produção de vitamina D e diminui o risco de depressão.

6. Se arrisque na cozinha

Que tal deixar o delivery de lado? Aproveite o tempo em casa para colocar a mão na massa e cozinhar. Para muitas pessoas, a atividade é terapêutica. Vale tentar!

7. Escute podcasts

Mudar o foco de atenção para outros assuntos é importante para relaxar e podcasts são uma boa forma de fazer isso. Com uma infinidade de assuntos disponíveis, escolha algo leve e interessante para você.

8. Aprenda algo novo

Esse pode ser o momento de aprender algo que você sempre quis. Invista em um curso online para aprender a fazer uma coisa nova!

9. Exercite-se

O espaço é reduzido, mas você pode adequá-lo para conseguir movimentar o corpo . Fazer alguma atividade física vai te ajudar a liberar serotonina, o “hormônio da felicidade”.

Leia também: Musculação em casa na quarentena: aprenda a recriar os exercícios da academia

10. Reserve um momento só para você

Enquanto estiver no isolamento , fique sozinha, coloque uma música que gosta e relaxe! Um momento só para você é importante para deixar o estresse de lado e ser feliz em sua própria companhia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!