Com a pandemia do novo coronavírus muitas empresas adotaram o home office (trabalho remoto) para evitar a contaminação de seus funcionários. Mas muitos foram pegos de surpresa com a mudança e não têm espaços prontos de trabalho em casa. Nesses casos, o que fazer? Como montar um lugar adequado?

Leia também: 7 apps de exercício para continuar se mexendo na quarentena

O Delas foi atrás de alguns especialistas que deram dicas de iluminação e decoração para quem precisa montar um espaço home office de última hora.

Cuidado com a iluminação

A iluminação é importante na composição do home office
Reprodução/ C&C
A iluminação é importante na composição do home office

A iluminação pode fazer toda a diferença para um trabalho de casa. Segundo a CEO da Labluz, Nicole Gomes, o melhor lugar para montar seu “bunker” é aquele que tem iluminação natural , mas se não for viável, há outras formas de adequar a luz.

“Caso seu espaço de home office seja integrado com a área social, é importante apostar em uma luminária de mesa com design legal. Assim ela se integra à decoração e, ao mesmo tempo, traz a luz necessária para as horas de trabalho intenso”, indica.

A cor da lâmpada é muito importante. “Se for muito branca agita demais e cansa em poucas horas. As lâmpadas na tonalidade muito amarelada deixam a pessoa muito relaxada. O ideal é que você use uma lâmpada amarela neutra de 3.000 k”, diz Nicole. O foco da iluminação também precisa ser considerado. “O melhor é colocar a lâmpada em cima da mesa e não atrás, para evitar criar uma sombra no plano de trabalho”, finaliza.

Escolha um espaço e organize-o

A mesa de jantar pode servir para o home office, desde que a cadeira seja confortável e o espaço silencioso
Reprodução/ C&C
A mesa de jantar pode servir para o home office, desde que a cadeira seja confortável e o espaço silencioso

Especialistas indicam que o ambiente de home office seja o mais silencioso possível, quanto mais próximo de um escritório pessoal, melhor. Mas a realidade é bem diferente. 

Você viu?

Algumas casas não têm espaço suficiente para um escritório , então saber como adequar o que você já tem à sua necessidade atual é a chave. Dá para trabalhar da mesa de jantar, mas atente-se aos cuidados com a postura.

Segundo a arquiteta Pati Cillo, a mesa/bancada precisa ter entre 70 a 75 cm de altura. “Vale lembrar que os pés devem ficar sempre encostados no chão com as pernas dobradas a 90 graus. Dê preferência às cadeiras com regulagem de altura e encosto, afinal, todo conforto é mais que bem-vindo”.

Apesar de um espaço improvisado , foque na organização. “Evite deixar tudo espalhado e procure organizar em caixas, pastas e gavetas. E, se possível, tente não misturar suas coisas de trabalho com as coisas pessoais”, recomenda Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura.

Utilizar quadro de cortiça para pendurar prazos ou recados e transformar uma caneca em porta-lápis são as dicas da personal organizer Tatiane Bueno para que a organização seja mantida em sua mesa.

Decore ao seu estilo

home
Projeto TT Interiores/ Gisele Rampazzo
O espaço de home office precisa ser confortável e funcional

Todo o ambiente de trabalho pode influenciar na produtividade, por isso é importante saber quais cores utilizar na montagem do espaço. Segundo a designer de interiores, Patrícia Hagobian, as cores verde e azul ajudam na concentração, já os tons laranja e amarelo estimulam a criatividade.

“Não recomendamos encostar a área de trabalho na parede, pois assim a pessoa consegue ter um campo de visão melhor do ambiente e não fica trabalhando olhando para a parede. Se há uma janela, prefira virá-la para a janela. Nas bancadas, procure deixar coisas de fácil acesso, utilizando nichos”, indica a designer de interiores do TT Interiores, Tássia Pereira.

Leia também: Spa em casa - aprenda 7 receitas de beleza caseiras

Se você quer dar um ar mais pessoal ao home office , invista em pequenos vasos com plantas, como cactos e suculentas, porta-retratos, relógios ou quadros decorativos. Mas, lembre-se!  É preciso ter muito cuidado para não exagerar e colocar objetos em excesso que podem provocar distrações.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!