Verão e praia são praticamente sinônimos.  Porém, o tempo de fugir da rotina e descansar pode se tornar uma preocupação, especialmente para as mulheres, por uma razão: o corpo. A ideia de vestir um biquíni, para muitas, é inconcebível e a pressão estética de se encaixar em um "padrão" faz com que a vergonha seja maior do que a vontade de se refrescar no mar.

Leia também: Mulheres esbanjam autoestima para mostrar o que é um corpo de praia

Alexandra Gurgel é uma influenciadora digital e youtuber que fala sobre positividade corporal e gordofobia na internet
Reprodução/Instagram/alexandrismos
Alexandra Gurgel é uma influenciadora digital e youtuber que fala sobre positividade corporal e gordofobia na internet

Mas, afinal, como perder essa vergonha do verão e curtir o calor livre, leve e solta (dos padrões)? Para responder essa pergunta, o Delas conversou com a influenciadora e youtuber Alexandra Gurgel , do canal Alexandrismos, que fala sobre gordofobia e positividade corporal nas redes. Ela, inclusive, tem os projetos #CorpoLivre e #NãoPasseCalor para incentivar mulheres a não sentirem vergonha do verão.

Porém, a resposta não é tão simples quanto dizer "se ame e se aceite" - e nem funciona da mesma forma para todo mundo. "É um exercício diário. Primeiro a gente para de se odiar, se maltratar, se machucar, para depois começar um processo de autoamor, onde a gente aprende quem a gente é e a lidar com isso", diz Alexandra. 

Quando a gente se aceita, só a gente está tentando se desconstruir, não o mundo

Ok, mas o que fazer se não dá para se amar de uma hora para outra?  Na realidade, tudo depende de um outro processo: descontrução interna.

"A mulher precisa entender que odiar o corpo dela, não conseguir colocar um biquíni, um maiô ou sequer pisar na praia, às vezes pisa na praia, mas não conseguir levantar e ir até o mar, porque não consegue de jeito nenhum se mexer de biquíni ou maiô - e isso é uma coisa que independe do corpo que você tem -, não é culpa dela", destaca.

Segundo ela, é o machismo enraizado na sociedade patriarcal que perpetua uma ideia de que a mulher precisa ser "perfeita", não só na aparência, mas nos comportamentos. "Impuseram sobre a gente que precisamos ser dessa forma, que isso é saudável, que isso é bonito. O saudável está sempre relacionada à magreza, ao corpo magro, a uma estética magra", diz. 

"O 'padrão' de beleza foi criado para vender uma ideia. Se a gente parar para pensar, a indústria da dieta e da beleza não quer você emagreça, quer que você tente emagrecer, porque quanto mais você tenta e se mantém satisfeito, mais você gasta dinheiro. Se você se aceita, você para de consumir e o mercado não gira", completa. 

Depois de se descontruir, pare de se comparar

Segundo Alexandra, se cercar de uma rede de apoio que entenda esse processo de desconstrução e autoaceitação é ideal
Reprodução/Instagram/alexandrismos
Segundo Alexandra, se cercar de uma rede de apoio que entenda esse processo de desconstrução e autoaceitação é ideal

Entendendo que esse "padrão ideal' de corpo foi criado socialmente, você consegue notar as questões que te envolvem e as que envolvem outras pessoas - e como isso pode se relacionar de alguma maneira. "A nossa relação com o nosso corpo está muito relacionada ao outro. Como o outro me vê, vai se sentir atraído por mim, o que pensa sobre mim", pontua.

"A gente liga tanto para o que o outro pensa da gente que não nos percebemos, não temos noção do nosso físico, da nossa presença, do espaço que nosso corpo ocupa. A gente se ignora, porque gente está acostumado a olhar para o outro, se comparar ao outro", diz ela.

Leia também: Por que mulheres gordas e bem resolvidas ainda incomodam tanto a sociedade?

Você viu?

Toda essa comparação gera um sentimento de inferioridade e, quando menos perceber, você é quem está fazendo isso consigo e com os outros. "A gente mesmo se sabota. O Instagram está aí para ser a maior arma, mesmo que as pessoas não postam só a realidade, mesmo assim você se compara", comenta. O mesmo acontece com comentários inconvenientes. 

Como driblar isso? Ressignificando seu olhar e se cercando de um grupo de apoio. "Segue quem tem o  cabelo igual ao seu, porque a gente não naturaliza o que não vê. Se você é gorda, segue outras pessoas gordas e para de seguir a influenciadora magra que quer enfiar dieta em você. Só assim a gente vai conseguir ser mais a gente e menos o outro, porque quando a gente se aceita, só a gente está tentando se desconstruir, não o mundo", afirma a influenciadora. 

"A grande verdade é que independentemente do seu formato de corpo sempre vai ter alguém que vai querer comentar e sempre vão comentar, a diferença é como você vai lidar com isso e a importância que você dá a isso", continua.

"Entender quem são os outros que estão do seu lado e criar uma rede de apoio também ajuda. Eu ter feito amigos que estão nesse processo também me fez visualizar o meu corpo e os das outras pessoas. Comecei a viver o meu corpo e a minha aceitação, porque quando eu andava na rua e tinha mais coragem para usar um cropped porque tinha três pessoas comigo", diz.

A autoaceitação de quem aceitou a si mesma (e o próprio corpo)

O processo de autoaceitação de Alexandra tem relação com sua carreira como youtuber e o canal que tem na plataforma
Reprodução/Instagram/alexandrismos
O processo de autoaceitação de Alexandra tem relação com sua carreira como youtuber e o canal que tem na plataforma

O Alexandrismos tem 467 mil inscritos no YouTube e 403 mil seguidores no Instagram. Isso significa que, hoje, o alcance da influenciadora para "pregar a palavra da positividade corporal" é grande. Mas nem sempre foi assim, já que ela foi a primeira a falar sobre esse tema no Brasil - e isso teve uma relação direta na forma como ela aceitou o próprio corpo. 

"Quando comecei a ganhar um alcance, fui vendo como a gordofobia é uma realidade e como a pressão em cima do corpo da mulher é gigante. E eu não fazia ideia. Só percebi o quanto isso é grande quando vi cada vez mulheres falando ‘Também passo por isso’", diz.

Você prefere passar a vida inteira tentando se encaixar no padrão ou tentando se aceitar e ser quem você é?

O canal foi criado em dezembro de 2015, mas só um ano depois, em 2016, gravando um vídeo da paródia da música "Deu Onda", que Alexandra percebeu que a experiência teve impacto na própria liberdade.

"Fomos às 6 horas da manhã para a praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, e foi a primeira vez que eu usei um biquíni. Em nenhum momento passou pela minha cabeça que eu estava de biquíni. Quando acabou a gravação, umas 11 horas, percebi que eu estava lá ‘de boa’ e eu pensei que estava tudo bem. Até ali foram 26 anos me odiando", lembra. 

"Eu pensava ‘É muita pretensão eu achar que vou viver muito, porque também é o que os médicos me falam por ser gorda, então vou morrer logo'. Quando você escuta isso, você não faz nem planos para o futuro. Então, comecei a pensar ‘Vamos viver’", completa.

Leia também: Fotógrafo tenta romper preconceitos com ensaios de mulheres negras

"A pergunta que eu sempre me faço é 'Você prefere passar a vida inteira tentando se encaixar no padrão ou tentanto se aceitar e ser quem você é?'. Vá viver. É muito melhor você fazer as coisas que está afim de fazer do que ficar esperando ter um corpo x, y, z, a barriga perfeita, a virilha cavada, porque você acha que você vai ter outras oportunidades de viver experiências que você está vivendo só agora. Se você não viver, vai deixar de viver", concluí.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!