O photoshop é uma ferramenta de edição de fotos muito utilizada no Instagram (e isso todo mundo sabe), mas quando influenciadoras digitais que pregam o amor ao corpo postam fotos alteradas, a credibilidade delas fica em dúvida e o público se sente enganado.
Leia também: 8 perfis de mulheres empoderadas para seguir no Instagram
Vira e mexe algum caso eclode por aí. E nesta semana, a americana Cassey Ho, que é influenciadora fitness e fundadora do site “blogilates”, mostrou que esses casos são muito mais comuns do que a gente imagina.
A instrutora de pilates analisou as 100 mulheres mais seguidas da plataforma de imagens e mostrou que existem alguns itens que podem ser analisados como adulterados, como por exemplo:
- Cor do cabelo;
- Comprimento do cabelo;
- Comprimento do pescoço;
- Formato do rosto e do corpo;
- Cor dos olhos;
- Formato do nariz;
- Tamanho da roupa;
- Achatamento do estomago;
- Tamanho do peito;
- Destaque da bunda;
- Idade e altura
Entre os perfis mais seguidos do Instagram estão a cantora Ariana Grande (164 milhões de seguidores), a cantora Selena Gomez (156 milhões) e a socialite Kim Khardashian (147 milhões).
Você viu?
“Os padrões de beleza , como moda, mudam com o tempo. Nos anos anteriores às redes sociais, os hábitos de beleza eram ditados por onde você morava e sua etnia”, disse ela no seu canal no Youtube.
“Plataformas como o Instagram podem nos dizer exatamente quem é o mais seguido e, portanto, o mais influente neste momento. Naturalmente, esses influenciadores se tornaram o novo padrão de beleza”, comentou Cassey.
Leia também: Fotógrafo faz ensaio sem retoques para quebrar rótulos sobre acne
Para ela, os jovens que utilizam a rede social não sabem mais “o que é verdade ou não”. E para comprovar que isso é realmente possível, a influenciadora fitness tirou diversas fotos sem produção e enviou para um profissional editá-las. O resultado você vê abaixo.