Dezembro é o mês da reflexão: avaliar o que passou, reconhecer os aprendizados, exaltar as conquistas e, claro, traçar novas metas para o ano que está por vir. Mudar de casa, voltar a estudar, cuidar melhor do bem-estar, fazer uma viagem e, por que não, adicionar à lista um tópico sobre se cercar ainda mais de mulheres empoderadas?
Leia também: 10 perfis no Insta que comprovam que seu corpo não precisa seguir um padrão
Aumentar a rede de apoio feminino pode ser um ótimo jeito de começar o ano. “Juntas somos mais fortes” e mais felizes também. Ter por perto mulheres empoderadas
pode ser transformador e mudar a sua maneira de ver o mundo.
Seja sob a ótica do feminismo
, do ativismo LGBTQ, do movimento negro, da aceitação corporal, da maternidade ou da política, há sempre uma mulher incrível protagonizando quebras de padrões e ajudando outras mulheres a lidarem com todo tipo de dificuldade.
Muitas delas, inclusive, estão no Instagram . Elas aproveitam a rede social para compartilhar suas rotinas, dúvidas, trabalhos, medos e conquistas e acabam estimulando mulheres a terem consciência de que, independente do problema, não estamos sozinhas.
Mulheres empoderadas para seguir no Instagram
A troca com essas mulheres, ainda que por meio digital, pode ser uma experiência incrível e engrandecedora. Que tal dar uma olhada na lista de perfis do Instagram que o Delas separou? Abaixo estão 8 nomes que certamente serão boas influências e devem colaborar para que você comece 2019 em ótima companhia.
1. Luiza Junqueira (@luizajunquerida)
"Humana, youtuber feminista, bodypositive. Tento te mostrar que tá tudo bem você ser do jeitinho que você é". É desta forma que Luiza Junqueira resume, no curto espaço reservado para “biografia” no Instagram, o que é.
Dona do canal "Tá Querida", no YouTube, é também a idealizadora da "tour pelo corpo", que incentivou diversos influenciadores a mostrar aos seguidores quais suas "imperfeições" em relação ao corpo e tudo o que já os deixou com receio de se mostrar como são de verdade.
Em sua página, ela não fala apenas de gordofobia, machismo, outros preconceitos e autoaceitação, mas também dá dicas de uma alimentação mais saudável e equilibrada.
2. Ana Paula Xongani (@anapaulaxongani)
Além de compartilhar sua vida de mãe, mulher negra, afroempreendedora e ativista, Ana Paula Xongani também é referência de moda e trata questões sobre autoestima e empoderamento feminino em suas postagens no feed e nos stories da rede social.
Ela também tem uma marca de roupas e acessórios que leva o seu sobrenome. A loja é em parceria com a mãe, Cristina. Juntas, elas fazem moda a partir de mulheres negras com referências africanas.
Leia também: 8 mulheres empoderadas para começar a acompanhar neste Dia das Mulheres
3. Gabi Oliveira (@gabidepretas)
Outra mulher que sempre divide suas reflexões sobre assuntos super importantes e urgentes é a Gabi Oliveira. Temas como colorismo, autoestima da mulher negra, cotas raciais, estereótipos, apropriação cultural e solidão da mulher negra são pautas em seus stories e vídeos.
Com um sorriso e um astral contagiante, a comunicadora social também adora falar sobre maquiagem, cabelo, viagens, cuidados com a pele, além de comentar sobre assuntos polêmicos (ou não) que estão sendo discutidos.
4. Maria Emília Dinat (@maria.dinat)
Difícil escolher uma foto da Maria Emília em que você não se sinta completamente apaixonada por ela e sua família. Mãe de três, a fotógrafa adora compartilhar sua rotina com as crianças, mostrando que, apesar das fotos sensacionais e poéticas que tira, a maternidade é muito maior do que a vida no Instagram.
Além disso ela também escreve textos inspiradores reforçando que a mulher não pode ser reduzida a “mãe” só porque teve filho e também fala sobre amor próprio. Ela compartilha com seus seguidores seus medos, inseguranças, conquistas, sonhos e ainda a rotina da vida como fotógrafa. Vale a pena seguir esse tour maravilhoso.
5. Louie Ponto (@pontolouie)
Youtuber, mestranda em literatura, vegetariana e louca dos gatos, como se define em sua página no Instagram, Louie foge do padrão de feminilidade, e fala bastante sobre estereótipos de gênero na rede social.
A jovem também é lésbica, então ainda trabalha com o público temas que tratam da temática LGBTQ para mostrar que, sim, representatividade importa!
6. Letticia Munniz (@letticia.munniz)
Sabe aquela amiga que você liga de noite desesperada porque precisa de um conselho urgente? A Letticia é dessas. Aliás, ela é tão dessas que tem até um quadro chamado #LelêResponde, onde as seguidoras enviam suas dúvidas sobre relacionamento e autoaceitação. As respostas, além de muito engraçadas, sempre partem de uma perspectiva feminista, no intuito de ensinar mulheres a deixarem de se julgar e julgar as outras e serem mais felizes.
Para quem estiver na bad, é só dar passadinha no feed da Letticia que o astral muda na hora. Além de atriz, ela também é humorista e compartilha momentos hilários da rotina dela de um jeito real que fica difícil não se identificar. Com o lema “Humor para empoderar e unir mulheres”, é assim que ela se define - e consegue fazer essa missão muito bem!
7. Nátaly Neri (@natalyneri)
Graduanda em Ciências Sociais, youtuber, vegetariana, feminista e militante do movimento negro. Nátaly Neri é daquelas que compartilha sua rotina para estimular a autonomia financeira, intelectual e estética da mulher negra, a partir de discussões sobre consumo consciente e autônomo, racismo e empoderamento feminino. Tudo isso exposto em suas reflexões nos stories.
Com várias dicas de beleza, ela sempre tenta incentivar o uso de makes naturais, produzidas a partir de elementos orgânicos e que possam ser feitas em casa. Nátaly também compartilha sua rotina como estudante e youtuber, fala sobre seu cotidiano e relacionamento com o blogueiro trans Jonas Maria.
8. Ellora Haone
Ellora Haonne é mais uma daquelas que você precisa seguir porque vai encontrar de tudo. No perfil do Instagram ela discute assuntos cotidianos simples, como aceitação do próprio corpo, religião, mudanças na vida, moda, beleza, trabalho e arte. De um jeito simples e bem humorado, Ellora fala de assuntos que, muitas vezes, passam despercebido com a correria do dia a dia.
Leia também: Gordofobia: 5 mulheres que viralizaram ao responder comentários sobre peso
Anotou todas as dicas? Agora que você já está pronta para começar o ano munida de conselhos de mulheres empoderadas , é só continuar a montar sua lista de metas. Saiba que o primeiro passo para conquistá-las você já deu: fica mais fácil alcançar os objetivos quando estamos trilhando nossos passos em boa companhia.