Todo mundo sabe que a sexta-feira 13 é um dia de azar e existem até filmes de terror com esse título que mostram os horrores que podem acontecer nessa data "terrível". Mas será que é isso mesmo? Para desvendar o mistério, o Delas resolveu investigar a numerologia por trás do 13. 

Leia também: Como ler mapa astral? Entenda o que os astros dizem sobre a sua personalidade

calendário com a data 13 marcada
shutterstock
Há a crença de que a sexta-feira 13 é uma data de azar, mas segundo a numerologia isso não passa de um mito popular


Segundo a astróloga Paula Brandão, a mensagem por trás do número não tem nada a ver com azar. "Na numerologia , o número que representa o 13 é o 4 (resultado da soma de 1+3). É um número benéfico, que simboliza estabilidade e organização, a busca do que é sólido e confiável. Sendo assim, para a numerologia, não existe razão para se temer o número 13."

Mesmo assim, as crenças sobre a sexta-feira 13 existem e as superstições são sempre passadas de geração em geração, em especial no Ocidente. "Em países do Oriente não existe o estigma de que o 13 seja um número de azar. É provável que isso aconteça no Ocidente por causa de alguns acontecimentos da história que envolvem esse número", diz.

Outro mito é que o artigo 13 do Código de Hamurabi (leis criadas na Mesopotâmia por volta do século XVIII a.C.) teria sido omitido. O código, porém, sequer é numerado. 

Uma das principais referências históricas está diretamente ligada ao cristianismo, com base no número de apóstolos que participaram da última ceia com Jesus, sendo que Judas foi o 13º a se sentar na mesa — e depois traiu o próprio Cristo, que foi crucificado.

No Tarô, o número 13 é a carta que representa a Morte. "Não no sentido literal, mas como uma representação do final de um ciclo, de um renascimento", comenta a astróloga. Apesar disso, não existem nenhuma ligação do número com a astrologia, além da própria data. 

Tudo isso faz crêr que essa ideia do 13 ser um número "amaldiçoado" é antiga, mas ainda hoje é bastante visível. Nos Estados Unidos, vários prédios não possuem o 13º andar, sendo que há até alguns elevadores que são construídos pulando do andar 12 para o 14. Existem até mesmo nomeclaturas pessoas que tem medo do número e da própria sexta-feira 13: triscaidecafobia e parascavedecatriafobia, respectivamente. 

"Muitas das crenças se tornam 'verdades' sem necessariamente fazerem sentido, porque seres humanos são únicos e complexos. Uma forma infalível de boa sorte é, acima de tudo, cada um  cuidar da própria energia, frequência e vibração, tentando sintonizar bons fluidos e tudo que for positivo para si e para o planeta", completa Paula.

Leia também: O que a astrologia diz sobre você no sexo? Saiba onde fica sua Vênus e descubra

Como estará o céu na sexta-feira 13 de setembro?

Apesar da astrologia não falar nada sobre o número 13, Paula dá alguns indícios de como vai estar o céu, astrologicamente falando, para você saber se esta sexta-feira pode ou não ser um "dia de azar". "Nesta data, o início do alinhamento da Lua Cheia em Peixes formará oposição com o Sol, Vênus, Marte e Mercúrio no signo de Virgem", diz. 

O que isso significa? Basicamente, que a posição dos planetas pode trazer uma grande tensão e pressão, principalmente em relação aos assuntos emocionais e amorosos, que são ligados à Lua. "Além disso, é preciso redobrar o cuidado com a palavra, falada e escrita, pois Virgem é um signo regido por  Mercúrio , que trata de comunicação, negócios, compras e contratos."

A junção desses dois fatores exige muita sensibilidade e delicadeza para não magoar ou ferir os sentimentos de quem você quer bem. "Muitas vezes não damos importância na escolha das palavras que usamos,este é um momento especialmente delicado", completa. 

Quem tem o signo solar,  ascendente , Lua ou os planetas importantes (Vênus, Saturno, Marte e Mercúrio) em Peixes, Virgem, Touro, Escorpião, Câncer e Capricórnio pode se sentir mais afetado nesta sexta-feira 13 , especialmente em relação aos assuntos emocionais do presente e do passado, como sentimentos não resolvidos. É um momento de limpeza emocional. 

    Veja Também

      Mostrar mais