Tamanho do texto

Sol em Câncer, Lua em Peixes e ascendente em Capricórnio. Nada disso faz muito sentido? Então tire suas dúvidas e entenda o que diz seu mapa astral

Você sabe como ler mapa astral? Não é preciso se preocupar se a resposta for não, porque, na realidade, muita gente que gosta de astrologia não sabe fazer a leitura do próprio mapa. Além de ter um conhecimento básico sobre signos para isso, também é necessário se aprofundar um pouco mais no assunto e entender como os astros te influenciam. 

Leia também: O ano novo astrológico já começou; veja o que Marte reserva para a sua vida

livro sobre astrologia aberto
shutterstock
Quer aprender como ler mapa astral? É preciso saber o que o signo solar, lunar, ascendente e planetas dizem sobre você


Antes de aprender como ler mapa astral , é preciso entender o que ele é e como funciona. Assim, a astróloga Paula Bueno Brandão explica que uma forma de se pensar no mapa astral é imaginá-lo como uma "fotografia do céu" tirada no momento em que você nasceu.

"É uma ferramenta de autoconhecimento que mostra as características, talentos e habilidades — e elas podem ou não serem desenvolvidas dependendo de muitas variáveis, incluindo social, emocional, etc.", complementa. 

Pelo mapa natal também é possível estudar os diferentes ciclos de vida, através dos trânsitos astrologicos, que mostram o movimento dos planetas nas diferentes casas astrológicas. 

Mas, afinal, como ler mapa astral? 

mapa astral
Reprodução
Ao aprender como ler mapa astral, possível ter uma série de interpretações de acordo com as posições dos planetas

O que você precisa saber para aprender a ler o seu mapa são: dia, mês, ano, hora e local de nascimento. Existem sites que fazem o mapa de forma gratuita ao inserir essas informações, como o Astrolink, Personare e Somos Todos Um, por exemplo — em alguns casos é preciso calcular se o horário de verão estava ativo no dia que você nasceu. 

O resultado do mapa vai indicar as posições dos planetas em determinadas casas astrológicas, sendo que cada casa representa os diferentes aspectos da vida e tem seu próprio significado. Assim, existem alguns astros e posições determinantes para a interpretação; são eles: 

Sol, ascendente, Lua e meio do céu

O dia e mês do nascimento define o seu Sol e, como a astróloga define, é a sua personalidade e a sua essência. Alguns traços das qualidades do seu signo solar podem se expressar com mais ou menos intensidade, dependendo das posições dos outros astros. Descubra o seu signo abaixo: 



Já o horário que você nasceu define o ascendente, como é possível descobrir  nesta matéria  . No geral, é o responsável pela primeira impressão que outras pessoas têm de você, ou seja, como você se expressa diante das situações. Junto às características do signo solar, o ascendente ajuda a definir melhor a sua personalidade. 

A Lua, por sua vez, já é definida pela posição no mapa. Segundo Paula, ela é o seu aspecto emocional construído desde a infância até a vida adulta. É a partir das características do signo lunar que você vai saber como lidar com outras pessoas, por exemplo. 

O meio do céu é início da Casa 10 no mapa astral. É importante saber sobre ele porque o signo que temos nessa casa fala sobre os seus talentos e como você é visto socialmente, a fama e status pessoal, ou seja, como você se coloca no mundo. 

Significados dos planetas e suas posições na astrologia 

Antes de entender o que são as casas astrológicas, é preciso entender o que cada um dos planetas significam para, então, compreender como a posição deles influencia na sua vida.



Veja quais são os símbolos de cada planetas e observe como eles estão distribuídos no seu mapa. "A distribuição dos planetas em signos diferentes e o relacionamento dos planetas entre si mostram como as energias interagem e se manifestam, e em que áreas (casas astrológicas) elas são mais importantes", diz Paula.

O que as casas astrológicas representam? 

mapa astral
Reprodução
Cada casa astrológica representa um aspecto da vida e, por isso, é importante saber isso ao aprender como ler mapa astral

Um mapa é constituído por 12 signos, divididos em 12 partes iguais — que são as 12 casas astrológicas. A sucessão das casas é definida pelo ascendente, sendo que casa 1 começa a ser contada a partir dele e as próximas casas no sentido anti-horário da primeira. 

Apesar do número de casas e astros serem fixos, são as suas informações de nascimento que vão determinar as posições desses astros nas casas. Por isso, cada mapa astral é um registro único. Veja que aspecto vida cada casa representa: 

Casa 1: personalidade, identidade, autoimagem e simboliza coragem e ação

Casa 2: posses, valores e aspectos materiais

Casa 3: comunicação, relação com irmãos e familiares, conhecimento e intelecto

Casa 4: família, raízes e origens

Casa 5: amor, prazer, diversão, criatividade e individualidade

Casa 6: trabalho e saúde

Casa 7: relacionamentos amorosos, parcerias pessoais e associações comerciais

Casa 8: heranças, relação com posses, transformação, autocrítica e reciclagem

Casa 9: ideais, viagens, estudos (mais relacionados a ensino superior)

Casa 10: reconhecimento, vida pública, habilidades e responsabilidades do indivíduo em geral

Casa 11: amigos, inovação, planos e novidades

Casa 12: bloqueios, medos, inconsciente, fé e espiritualidade

Segundo Paula, algumas posições e planetas e casas se destacam mais e as casas se destacam mais, já que há menos planetas do que casas. "Na maioria das vezes, são as áreas mais importantes na vida da pessoa. De acordo com a distribuição dos planetas e a relação entre eles, é possível ver se algumas áreas da vida são mais harmônicas", diz. 

A profissional também destaca que é importante ter a noção que aprender como ler mapa astral é uma forma de  apontar tendências , mas não são determinam sua vida ou personalidade. Afinal, é possível ter uma série de interpretações de acordo com cada influência.