A modelo plus size norte-americana Dana Patterson, de 25 anos, publicou na quinta-feira (16) uma foto do antes e depois de seu corpo em seu perfil no Instagram. Ao contrário do que se costuma esperar, ela se encontra magra na primeira foto e gorda na segunda, quebrando padrões estéticos e aproveitando para fazer um desabafo sobre sua história de vida.
Junto da foto de seu antes e depois , Dana compartilhou um texto, no qual ela conta sua história e explica por que decidiu compartilhar a foto em seu perfil na rede social. “Essa é a minha versão de uma transformação ”, afirma.
“A foto à esquerda é de uma garota que estava em um relacionamento abusivo. Ela estava sofrendo, estava perdida e se sentia insegura”, conta. De acordo com a modelo, seu agente chegou a dizer, na época, que se Dana emagrecesse cerca de 20 kg ela teria uma chance na “grande” indústria da moda.
Para Dana, é um pouco chocante ver seu “quadro esquelético” da época, já que ela sempre teve um corpo forte e atlético. “Eu ficava me comparando com outras mulheres, não tinha uma relação com Deus e ignorava mensagens divinas, até quando eu percebi que não conseguia mais viver daquele jeito”, diz.
Você viu?
Assim, foi possível que ela mudasse a rotina e pudesse superar obstáculos. “A mulher que eu sou hoje não é definida pelo trauma. Ela é apenas fortalecida por ele. Eu usei todos os momentos de dor e sofrimento para me tornar uma pessoa melhor e para mostrar que todos nós conseguimos superar na vida”, explica.
“Eu não sinto mais a necessidade de passar fome, de ter uma crise ao olhar no espelho, de chorar ao experimentar roupa em provadores”, relata a modelo plus-size . Ela continua explicando que, com a nova rotina, ela ganhou muitas coisas mais relevantes do que seu peso.
“Durante a recuperação, você ganha autoconfiança, amor próprio, felicidade, uma relação saudável com a comida e a habilidade de ver que outras mulheres são irmãs, não é só peso”, acrescenta. “Mudei a narrativa de minha carreira como modelo para a quebra de padrões, em vez de me encaixar ao padrão”, conclui.
Fotos de antes e depois também falam sobre representatividade
Dana Patterson ainda conta que pôde trabalhar como modelo em busca da quebra de padrões estéticos
e da representatividade para garotas que são como ela e que precisam ver pessoas gordas na mídia. Para ela, as redes sociais são uma ótima ferramenta para compartilhar fotos como o seu antes e depois
. “Nós temos essa oportunidade porque nós podemos mudar a narrativa”, finaliza.