De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a ansiedade é a doença mental que mais afeta pessoas no mundo todo. No entanto, muitos ainda não sabem como lidar com a condição e ajudar pessoas próximas que a enfrentam. Foi pensando nisso que Kelsey Darragh decidiu compartilhar nas redes a lista que fez para o namorado ensinando-o a lidar com as crises dela.
Leia também: Crise política pode desencadear quadros de transtorno de ansiedade
Kelsey é atriz, inclusive participou da série "Suburgatory", exibida no Brasil, e, além da ansiedade , sofre com crises de pânico . Ela, então, fez uma lista de coisas que o namorado dela devia saber e podia fazer quando ela estivesse tendo uma crise .
Com 15 itens, a lista da jovem foca principalmente no quanto compreensão e paciência são essenciais nesse momento para que ela não se sinta culpada por ter a crise e consiga tomar os passos necessários para ir superando-a aos poucos, como tomar seus remédios e respirar.
“3. Exercícios de respiração vão me frustrar, mas são vitais. Tente me fazer alinhar minha respiração com a sua. 4. Faça sugestões gentis de coisas que podemos fazer juntos para me distrair do meu pânico (não me dica o que eu preciso ou o que tenho que fazer e ouça se eu disser ‘não’)”, escreve Kelsey.
Leia também: Os spinners realmente ajudam a controlar crises de ansiedade?
Sugerindo abraços, ligar para as amigas ou mãe dela durante o momento ou mesmo só levando-a para casa caso estejam na rua durante o episódio, no último item da lista, ela ainda fala sobre o momento após a crise, quando sugere que o namorado procure falar sobre o que aconteceu, perguntando como ela se sente e o que eles podem fazer da próxima vez para que seja menor pior.
Outras dicas
Diante do sucesso das dicas no Twitter, a atriz pediu que outras pessoas comentassem como elas lidam com as próprias crises. Diversos usuários compartilharam suas técnicas, além de desabafar sobre suas próprias dificuldades com a doença.
“Quando estou tendo um ataque de pânico, peço que quando as pessoas vão falar comigo elas digam o meu nome e me contem pequenas coisas sobre quem eu sou, como qual é o meu doce ou pizza favoritos”, escreveu uma usuária.
Leia também: Como enfrentar uma crise de ansiedade
Outro usuário disse que, para ele, o toque funciona. Ele pede que a esposa faça cafuné nele, segure seu rosto ou algo do tipo. “Isso ajuda muito nos estágios finais do ataque de ansiedade , quando eu estou tentando voltar, mas ainda não consigo completamente”, escreveu.