Tamanho do texto

De acordo com uma pesquisa, elas ainda são as principais responsáveis por cuidar da casa e isso pode afetar bastante o relacionamento com os parceiros

Se você acha que os homens estão cada vez mais "ajudando" em casa e dividindo as tarefas domésticas com as mulheres, uma pesquisa recente, realizada pela empresa de solução financeira "CreditLoan", pode te provar o contrário. Semanalmente, elas chegam a passar duas vezes mais tempo do que eles cozinhando e limpando a casa, por exemplo. 

Leia também: Não ajudar a lavar louça pode piorar o sexo e a relação em geral, diz estudo

As mulheres ainda são as maiores responsáveis pelas tarefas domésticas e passam duas vezes mais tempo realizando-as
shutterstock
As mulheres ainda são as maiores responsáveis pelas tarefas domésticas e passam duas vezes mais tempo realizando-as

O estudo da empresa norte-americana entrevistou 993 pessoas que vivem na mesma casa que os parceiros românticos com objetivo de verificar como as tarefas domésticas são divididas em casa lar. A conclusão é que as mulheres ainda são as maiores responsáveis por essas atividades, mesmo que ambos tenham empregos fixos fora de casa. 

Em média, elas ficam mais tempo lavando roupas, limpando a casa e cozinhando. Já os homens  passam mais tempo organizando as finanças da casa, fazendo a manutenção ou reparação de itens quebrados e tirando o livro. Entretanto, em comparação, as parceiras chegam a passar o dobro de tempo cuidando da casa. Confira todas as estatísticas: 



Leia também: Otimizar o tempo é possível com organização; veja histórias que vão te inspirar

O que isso significa para a relação?

Outro objetivo da pesquisa é analisar o que esse número de horas gastas em tarefas domésticas gera na relação. "Todos os casais precisam de equilíbrio, não existe fórmula de divisão de tarefas que vai deixar os parceiros confortáveis. Por causa disso, nós estudamos como os hábitos dos entrevistados que se sentem satisfeitos no relacionamento se diferem daqueles que não se sentem para definir como dividir as responsabilidades", diz Daniel Wesley, fundador da CreditLoan. 

Segundo os resultados dessa segunda parte da pesquisa, os casais mais felizes nem sempre dividem as tarefas de casa. Na realidade, a maior parte dos participantes afirmou que apenas uma pessoa cuida de tarefas como cozinhar e limpar, assim como da manutenção. 

Mas esses dados também sugerem quais são as principais atividades que os casais preferem dividir. Os parceiros mais satisfeitos com o relacionamento, por exemplo, gostariam que ambos passassem a mesma quantidade de tempo e cuidassem igualmente dos filhos. Da mesma forma, não são todos que gostam de fazer compras no supermercado e gostariam que essa tarefa fosse melhor equilibrada. 

Leia também: 10 dicas para melhorar a qualidade do tempo que você passa com seu filho

Também é notável que os que passam menos tempo fazendo atividades domésticas são mais satisfeitos na relação, tanto no caso deles, quanto no delas. As mulheres mais satisfeitas passam 3,6 horas a menos por semana cuidando da casa do que as mais insatisfeiras. Já os homens que se sentem infelizes na relação passam sete horas a mais do que os que estão felizes com as divisões de tarefas. Se você quiser saber todos os dados da pesquisa, pode encontrá-la ao clicar aqui

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas