Quando chega o fim de ano e as reuniões com todos os grupos de amigos, colegas e família, também é a época de diveros amigos secretos. A famosa brincadeira é divertida, mas pode ficar repetitiva com o passar dos anos. Para que isso não aconteça, veja algumas formas para fazer um amigo secreto diferente e animar mais suas festas de final de ano.
+ Como acertar na escolha do presente
Baratinho
Em épocas de crise, é preciso economizar também nas brincadeiras do final de ano. Uma opção de amigo secreto diferente para deixar o Natal ou a reunião de fim de ano entre amigos mais divertida, sem pesar no bolso de ninguém, é estipular um preço bem baixo para os presentes, como R$ 10. Afinal o que importa é a brincadeira entre os amigos, e não o valor da lembrança que você vai receber
+ Como fazer a decoração de Natal de sua casa gastando pouco
Chocolate
Ainda na onda dos presentes baratos, uma ideia é o amigo secreto de chocolate: ao invés de um presente tradicional, você compra um delicioso chocolate para sua amiga - e ganha também. Já que o final de ano é uma época de comilança, os docinhos estão permitidos.
Antes de decidir por essa modalidade de amigo secreto, é ideal verificar se todos os amigos do grupo gostam do doce. Se tiverem pessoas que não são muito fãs, mas mesmo assim quiser optar por essa brincadeira, abra uma excessão e dê algum doce diferente para elas.
Livro
Os amantes de literatura vão amar essa brincadeira de dar e ganhar livros novos no fim de ano. Se você participa de um clube de leitura, ou até mesmo tem um grupo de amigos que amam ler, essa é a solução perfeita.
Como livros variam muito de preço, é preciso estipular um valor para o presente com que todos concordam, antes do sorteio.
Para amigos bem próximos, não vai ser um problema escolher o livro que mais tem a ver com a pessoa. Mas se vocês não são tão próximos, vale fazer uma listinha de sugestões do que deseja ganhar, para facilitar a escolha do colega e evitar decepções na hora da entrega.
Inimigo secreto ou amigo da onça
O "inimigo secreto", conhecido em alguns lugares também como "amigo da onça", é uma versão do tradicional amigo secreto, em que o que vale é a brincadeira e não o presente, já que o propósito dele é justamente não agradar.
Após o sorteio da brincadeira, você deve pensar em um presente que não agrade a pessoa que você tirou. Pense em algua situação que vocês já passaram, ou alguma coisa que a pessoa já revelou não gostar.
O problema dessa versão é saber bem quem são os convidados e confirmar se todos querem participar, pois muitos podem não gostar da brincadeira e sair dela ofendidos. A dica é não gastar muito dinheiro com um presente que não vai ser aproveitado pelo colega.
+ Armadilhas que queimam o filme na festa do trabalho
Sorteio na hora
Apesar de hoje diversas ferramentas para sorteio online estarem disponível, muitas vezes é difícil realizar o sorteio prévio - seja porque vocês não se encontram, pelos participantes não serem familiarizados com a internet, ou por ter a ideia em cima da hora.
Nesse caso também há solução, e vocês podem fazer um amigo secreto diferente: estipulem um preço e cada um compra um presente. No dia do encontro, um sorteio é realizado na hora e cada um presenteia seu recém tirado amigo secreto. A dica e o desafio dessa versão é comprar algo que possa ser útil para todos do grupo.
Amigo roubado
O "amigo roubado" é outra forma de deixar a brincadeira de fim de ano mais divertida e dinâmica. Ela é perfeita para aqueles que não gostam do clássico momento de revelação: "A minha amiga secreta é uma pessoa muito legal...."
Neste amigo secreto diferente, também não há sorteio prévio: cada um compra um presente no preço estipulado, e alguém deve ter o trabalho de colocá-los em uma embalagem neutra. No dia do encontro, por meio de um sorteio, a primeira pessoa escolhe e abre o presente, o segundo escolhe se vai abrir ou "roubar" o presente que o primeiro ganhou, e assim por diante. Risadas são garantidas.