Cara amassada quando acorda, cabelo bagunçado, forma física, hábitos de alimentação, preguiça, baixo salário ou falta de criatividade são apenas alguns dos fatores que podem fazer com que as mulheres se critiquem no dia a dia. E segundo um estudo do Vigilantes do Peso do Reino Unido, elas fazem essas autocríticas pelo menos oito vezes ao dia.
A pesquisa faz parte da campanha britânica WomanKind, que estuda os hábitos da mulher moderna e mostra como eles podem ser modificados. Foram reunidas mais de 2 mil mulheres e uma a cada sete delas admitiu fazer autocrítica regularmente. Cerca de 46% das mulheres ouvidas se criticam logo pela manhã, pelo menos uma vez antes das 9h30, e outras 42% admitiram nunca se elogiar.
Confira lista com os dez principais fatores que levam as mulheres a se criticarem:
1. Muito gorda/ acima do peso
2. Cabelo bagunçado
3. Você não se exercita como precisava
4. Sentir-se mal vestida perto de outras mulheres
5. Não ganhar dinheiro suficiente
Você viu?
6. Ter vontade e comer apenas coisas gordas
7. Não ser fotogênica
8. Medo constante de estarem falando de você pelas costas
9. Não estar satisfazendo seu parceiro totalmente
10. Não é criativa como as outras mulheres
"Nosso estudo mostrou que a autocrítica está na vida das mulheres há muito tempo, mas que, com o surgimento de alguns costumes modernos, isso se agravou. Nós do Weight Watchers sabemos que construir um estilo de vida saudável aumenta a confiança feminina", disse Zoe Griffiths, chefe de saúde pública do programa que combate à obesidade ao jornal britânico "Daily Mail" .