Tamanho do texto

Colunista do iG Delas, o tarólogo Cláudio Carvalho explica da maneira mais simples possível o que são as cartas do tarô, o que se pode fazer com elas, etc.

Quando alguém, que não é familiarizado com o tarô , tem contato pela primeira vez com as cartas uma das primeiras perguntas que faz é: "O que são as cartas de tarô e como elas realmente funcionam?". Claro que a resposta a essa pergunta pode ser diferente, pois depende de quem pergunta e como cada um se conecta com as cartas de tarô , porque o tarô é simplesmente uma ferramenta e, como acontece com todos os tipos de ferramentas, a maneira como são utilizadas depende totalmente da pessoa.

Se você chegou até aqui deve ter o mínimo de curiosidade e, pode ser que seja totalmente leiga no assunto. Sendo assim, vou dar a você minha versão de como acredito que o Tarô funciona e como é possível usá-lo. Então, que a sorte seja lançada.

Leia também: Objetivo de vida: saiba como o tarô pode ajudar a consegui-lo

Thoth Tarot
english-magic-tarot.blogspot.com
Thoth Tarot


Afinal, o que são as cartas de tarô e como elas funcionam?

O tarô é um baralho de 78 cartas , diferentemente do jogo de carta s como o conhecemos com suas 52 cartas . No caso do tarô , cada carta , possui seu próprio simbolismo, significado e, porque não, sua história pessoal. Afinal, para a criação e elaboração de cada uma delas durante seu período histórico, foi necessário passar por várias fases de transformação, e geralmente, seguindo os preceitos da época vigente. O tarô de alguma forma, sempre representou todo um processo sociocultural e até mesmo, religioso em determinados períodos.

Voltando ao número de cartas , o tarô é costumeiramente dividido em 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores. Sob meu ponto de vista, não considero as 16 Cartas da Corte como Arcanos Menores, mas como intermediárias entre os Arcanos Maiores e Menores, uma vez que podem representar não apenas determinadas situações, mas a personalidade das pessoas segundo as situações vividas, ainda que haja uma característica entre os 16 tipos de persona que tenha uma influência maior sobre nós. Isso obviamente varia de pessoa para pessoa. Estas 16 personas são mescladas segundo os elementos (ar, água, fogo e terra) da natureza para assim formar as tendências naturais de nossos instintos e percepção. Essas combinações, criam uma espécie de equilíbrio dinâmico, mas que se não forem trabalhadas no quesito psíquico-emocional, as mesmas se manterão em constante conflito. Portanto, em vez de 56 Arcanos Menores, seriam 40 Arcanos Menores, mais as 16 Cartas da Corte. Os quatro Ases são as raízes de todos os elementos citados acima, ainda que pertençam ao grupo dos Arcanos Menores, eles são a origem e fundamento dos elementos que são distribuídos nas dez cartas de cada Naipe.

Os Arcanos Menores representam os desafios diários, pelos quais passamos no decorrer de nossas vidas. Os Arcanos Maiores são o processo cadenciado pelo destino que nos leva para realizarmos nosso caminho, que ao mesmo tempo, são feitos por escolhas, cujo efeito são representados pelas miríades de possibilidades representadas nos Arcanos Menores.      

Cartas da Corte
Nerd & Geek Essencial®
Cartas da Corte



O que as cartas de tarô podem fazer?

O tarô não é apenas um pedaço de papel, mas um guia para nossas vidas no sentido de oferecer para nós mesmos, parâmetros para que possamos viver de maneira coerente.

Internamente, devido a falta de interesse da maioria de nós em não vasculharmos os medos e inseguranças que nos assolam durante dias, meses, anos, décadas ou mesmo uma vida, para que tenhamos uma melhor qualidade de vida psíquica e emocional, o tarô pode espelhar esses mesmos problemas e assim exteriorizá-los para que seja realizado um trabalho intensivo com nossos estados indesejáveis. Quando se fala que o tarô é o espelho da alma, é exatamente isto o que quer dizer. Essa é uma importante Chave que todos, sejam leigos, praticantes de tarô iniciantes ou avançados, deveriam usar da melhor maneira possível. A questão de maior dificuldade, que numa consulta, por exemplo, o praticante de tarô tenta através da leitura das cartas ajudar algum processo sensível ou doloroso que o consulente esteja passando, e o mesmo não consegue esclarecer de maneira plena o problema apresentado. E ainda que consiga ter o sucesso na leitura, após o término da consulta, o praticante retoma sua rotina diária aos afazeres domésticos ou num ambiente de trabalho, e continua a ser a mesma pessoa com os mesmos problemas que o assolam diariamente. Isso não é terapêutico na essência da palavra, mas sim uma espécie de vaso que condensa todos os seus problemas pessoais, até que algum dia ele possa ser consumido de vez pelos mesmos, e se tornar uma pessoa insatisfeita com sua vida.

As cartas do tarô , a resumir, ajuda-nos a explorar nossas vias internas por meio dos seus símbolos e percepção dos mesmos. Um autorretrato de nós mesmos, só que cristalino, diferenciando as vezes um pouco, as vezes muito do que imaginamos ser realmente. 

Como posso usar cartas de tarô?

O tarô possui muitas formas de jogar, você pode optar pelo autodesenvolvimento, para questões de trabalho ou carreira profissional, escrevendo um livro, ensinando a outras pessoas interessadas no tema, terapeuticamente ao se trabalhar nosso psíquico-emocional, para técnicas de meditação nas cartas e etc.

Leia também: Como usar o tarô nos relacionamentos?

E como funcionam as cartas de tarô quando lidas para os outros?

Bem, a essa altura, você sabe que o tarô é uma ferramenta poderosa para o autodesenvolvimento quando o tratamos de maneira isenta e abertos as novas perspectivas de que as cartas podem nos dizer de maneira não apenas intuitiva, mas pela experimentação dos seus significados. Não é apenas abrir um jogo e interpretá-lo, mais do que isso, é o trabalho interno que cada praticante ou consulente deveria realizar para poder ajudar de forma mais efetiva as pessoas que possam procurar por parâmetros e propiciar a elas uma vida mais saudável em todos os sentidos.

Fique à vontade para qualquer abordagem no vasto campo que é sua vida. Continue acompanhando a coluna Tarô de Thoth para conhecer mais essa ferramenta.



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.