Desfile Dior na semana de moda em Paris.
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Desfile Dior na semana de moda em Paris.

Você já pensou sobre o futuro da moda? Símbolo de status, o mundo fashion foi construído há séculos, a partir de uma pirâmide sólida. Classes inferiores buscavam imitar e copiar as roupas de classes superiores, na busca por uma falsa sensação de poder. E o ciclo seguiu sendo assim por muito tempo.


A passarela então passou a ditar tendências que eram desejadas pelo mundo todo. Mas as mudanças estão acontecendo, o futuro da moda está chegando. E para onde é que nos levarão? Qual o rumo que a moda está seguindo? Pegue carona nessa aeronave rápida e visionária, com destino para uma realidade próxima, que já está sendo escrita todos os dias no que chamamos de: agora.


Modernidade Líquida

A sociedade tornou-se fluída, e a pirâmide sólida e estruturada sobre qual a moda foi construída, se tornou uma teia que conecta todas as partes. A rua e suas milhares de tribos, que já não são mais definidas e sim mistas, influenciam todo o  universo fashion onde estamos inseridos, assim como as passarelas influenciam o street style.

Bauman trouxe o conceito que chama de modernidade líquida, representando toda a efemeridade que hoje faz parte dos diversos âmbitos da sociedade: relacionamentos pessoais, ideologias políticas, consumo, e claro, da indústria da moda.

A rapidez e a facilidade com que milhares de informações nos alcançam têm contribuído para que as referências que compõem nosso estilo sejam as mais variadas possíveis, fazendo do destino da moda uma realidade cada vez mais individual e personalizada.


Uma Geração Transformadora

Geração Millenial
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Geração Millenial

Mas quem está sendo responsável por toda essa mudança rápida? Chamados Millenials, geração nascida entre 1980 e 2000, os jovens que chegaram ao mundo inseridos na tecnologia, que cresceram junto com o boom da internet, trouxeram novas concepções.

Se antes seguíamos as tradições, hoje o ideal é questioná-las e criar um novo mundo. Os Millenials criam seus próprios trabalhos, buscam realização profissional, pensam e vivem de forma sustentável, e fazem da moda sua principal forma de expressão.

Consumindo de maneira menos veloz e com mais consciência, questionam marcas e os ideais que defendem e vêem as roupas como porta voz de uma geração vinda para trazer mudanças, e libertar a sociedade das regras impostas pela moda por tantos anos.


A Busca Pelo Self  

Cada vez mais temos uma humanidade visando o self, sem deixar de empenhar-se no impacto que têm no coletivo. Com isso o caminho da moda parece seguir uma luz própria no fim do túnel, em que cada um manifesta sua própria identidade, formada a partir de infinitas referências, e que expresse a sua liberdade de ser quem quiser ser. E que assim inspire toda uma rede de contatos e seguidores que levem adiante esse ideal.

As roupas, os sapatos, os acessórios, a maquiagem, tudo tende a falar cada vez mais do indivíduo que faz uso da moda. Portanto os looks do dia baseados somente nos hits prometem estar com os dias contados, dando espaço para visuais autênticos, representativos, escolhidos por quem está antenado as tendências mas que pincela toque pessoal em tudo que veste. As  inspirações tendem a ser mais reais e com personalidade.


A Moda A Favor Do Indivíduo

E isso tudo nos leva a uma conclusão importante: de que por muito tempo vivemos à serviço da moda. Seguindo padrões,  tendências e o consumo que sempre nos foi ensinado. Com toda essa fluidez de uma sociedade que busca cada vez mais libertar-se dos antigos padrões, fica a certeza de um destino em que o jogo finalmente seja invertido: a moda a favor das pessoas, expressando conceitos, ideais e gerações.

Seria então esse o futuro da moda . A nossa relação com a indústria fashion será cada vez mais saudável e real, aproveitando toda a liberdade criativa que ela permite, e fazendo dela não uma corrente, mas um instrumento para sermos cada dia mais quem nós escolhemos ser.


*Reflexões realizadas com Rebeca Chaves, estudante de moda da geração millenial e que já questiona o futuro do da moda.

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