Diante de um universo completo de cores, tons e texturas de batons, hoje em dia é muito mais complicado fazer essa escolha do que era antigamente, quando só haviam os vermelhos e os rosinhas. Vamos mostrar aqui o significado das cores através do batom que usamos e, assim, decidir qual a melhor opção para as festas de final de ano (e para qualquer ocasião também).

Qual o significado do batom que você usa?
Thinkstock/Getty Images
Qual o significado do batom que você usa?

Leia também: Esmaltação normal é coisa passado; esmalte em gel é o futuro!

Todos sabemos que as cores tem seus significados, mas fica muito vago quando olhamos para essa tradução no universo da beleza. Muita coisa fica meio distorcida e confusa. Usar esta referência para escolher seu batom não é uma boa ideia.

Quando colocamos cores no rosto, tudo muda. O visagismo usa cores de forma muito assertiva. O estudo das cores é parte fundamental de todo esse estudo. E o que isso quer dizer? Todas as cores que colocamos no nosso rosto dizem algo sobre nós. Portanto, pense e saiba como escolher essas cores. Aqui vão algumas dicas:

undefined
Getty Images
Exemplo de batom nude

Guia de cores

Nude – Discreto e elegante. Pode ser usado em diversos tons. Os mais rosados são mais femininos, os mais cor de pele, trazem mais discrição para os lábios e tornam o look interessante. Se usar com gloss, agrega uma sensualidade sutil. Muito indicado quando carregamos a make no olho.

Vermelho – Sensualidade e atitude. A mulher que usa vermelho constantemente tem pelo menos uma dessas duas características muito forte em si. E o batom traz ainda mais esse poder. Ele provoca desejo e chama atenção de homens e mulheres. O tamanho da boca faz diferença. Se forem lábios mais finos, transmite mais atitude e poder. Se forem mais grossos e carnudos, mais sensualidade de feminilidade.

Leia também: Como fazer para manter o bronze em dia no verão e arrasar?

undefined
shutterstock
Batons mais escuros combinam com diversos tons de pele

Rosa – Romance e ternura. Vai depender do tom de rosa, claro. Mas em geral o rosa é a cor da Barbie. Sempre vai remeter algo mais menina e divertida, ao mesmo tempo que dependendo do comportamento de quem usar essa cor, desperta desejo e fantasias.

Cinzas e Roxos – Mistério. Batons de tons muito escuros e frios devem ser usados com cuidado pois podem esfriar demais o clima em qualquer situação. São cores que deixam a mulher em uma posição mais misteriosa e como se quisesse se proteger. Fechada para o mundo. Luto. Claro que assim como o preto, dependendo do contexto, trará muito luxo e elegância.

Existem muitas marcas legais de batons e o legal é explorar desde aquelas mais simples, até marcas mais bacanas. Você vai se surpreender com o que tem no mercado com preço bacana.

Não tenha medo de ousar no batom. Saiba apenas o que você está comunicando com determinada cor e use com segurança. Sua atitude só será reafirmada com esse detalhe charmoso. Espero que tenham gostado da matéria!  Para mais dicas como essa, acompanhe a coluna Mania de Beleza!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!