A Jaguar Parade São Paulo já tem o nome de duas artistas plásticas e grafiteiras confirmadas: Mari Mats, promissora e fascinada por cores e criaturas abstratas; e a carioca Panmela Castro, considerada a rainha do graffiti brasileiro, que é ativista social e sua arte aborda de uma forma autobiográfica as relações estabelecidas a vivência e questões sobre o corpo feminino.
A Jaguar Parade é uma intervenção artística urbana, que reúne mais de 80 esculturas de onças-pintadas estilizadas, está com as inscrições gratuitas abertas para artistas imprimirem suas obras nas peças, que ficarão espalhadas pela cidade.
Leia também: Os benefícios do laser íntimo. Confira 3 motivos para aplicação
Propósito
A causa existe pelo fato do felino estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, as crescentes alterações ambientais como o desmatamento, caça ilegal e poluição são as principais causas da severa diminuição da sua população no Brasil.
Reduzir essas ameças é fundamental para garantir a sobrevivência da onça-pintada e a integridade dos ecossistemas, que originalmente habitava desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, e muito rara no México, e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.
Leia também: Acupuntura Facial: conheça 5 benefícios da terapia chinesa milenar
Entre os dias 7 de maio a 9 de junho, os interessados poderão enviar seus projetos para colorir as esculturas por meio do site da Jaguar Parade, seguindo o regulamento. Os nomes selecionados serão comunicados até o dia 13 de junho.
Leia também: Saiba 8 maneiras de como os governos locais podem ajudar nos seus negócios
A Jaguar Parade tem como objetivo chamar a atenção para a degradação da fauna silvestre do país, em especial da onça-pintada, que corre risco de extinção. Segundo o IBAMA, no Brasil essa espécie é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria "quase ameaçada" de extinção.
A Artery, responsável pela iniciativa, já organizou eventos como a CowParade e importou a Elephant Parade no Brasil e agora desenvolveu o projeto da Jaguar Parade , 100% nacional.