Tamanho do texto

É preciso ficar atento aos possíveis tipos de imóvel antes de pensar em promover mudanças num imóvel seja casa ou apartamento

“Tudo isso?” – Essa é uma das expressões mais recorrentes quando falamos de prazos (e também de custos) para execução de uma obra ou reforma. Assim como a qualidade na realização de um serviço é importante, entender que cada atividade a ser trabalhada requer conhecimentos técnicos e prazos é essencial para que sua expectativa de tempo não seja frustrada.

Reformas complexas

Legenda: Reforma de apartamento 100m² por arquiteta Heloisa Yamashiro – 6 meses
Ty.me arquitetura
Reforma de apartamento 100m² por arquiteta Heloisa Yamashiro

Se o seu imóvel tem mais de 20 anos e nunca passou por uma reforma complexa envolvendo principalmente a troca de materiais elétricos e hidráulicos, a intervenção será grande e requer um bom planejamento. Geralmente costumam levar cerca de 4 a 6 meses de reforma caso envolva todas as disciplinas como troca de revestimentos, elétrica, hidráulica, forro, iluminação, pintura e móveis sob medida.

Reformas médias

Para imóveis até 20 anos de construção, a obra pode ser realizada de 2 a 3 meses, desde que contemple menos intervenções estruturais e envolva somente retirada e instalação de novos revestimentos, instalação de forro e iluminação, ajustes pontuais de elétrica e móveis sob medida.

Reformas simples

Imóveis novos, recém entregues pela construtora, cuja reforma abrangerá instalação de pisos nas áreas secas (as construtoras entregam revestimentos somente nas áreas molhadas como cozinha, banhos e terraço), sem intervenção ou troca de outros revestimentos, instalação de luminárias em pontos existentes, pintura simples e sem nenhum tipo de interferência estrutural como abertura de paredes e mudanças de porta. A obra durará em média de 1 a 2 meses.

Reforma rápida

reforma
Ty.me arquitetura
Legenda: Construção de Divisória em dry-wall em apartamento studio - por arquiteta Heloisa Yamashiro – 1 semana

Irá mudar-se para um imóvel alugado ou tem prazo curto para a mudança? Não pense muito e invista o mínimo de tempo: instale luminárias, pintura somente se necessário e opte por móveis soltos. Investindo em elementos rápidos, o tempo será de 1 a 2 semanas.

 Dica da Helô: quando o assunto é móvel planejado e/ ou marcenaria, o prazo pode estender muito além do previsto dependendo do fornecedor. Alguns chegam a solicitar 90 a 120 dias após a medição, que normalmente essa etapa acontece após a instalação de revestimentos ou até mesmo das bancadas de pedra. Atente-se a isso e anote tudo no seu planejamento.

O planejamento  é o elemento fundamental para qualquer atividade. Os prazos mencionados acima foram baseados em um imóvel de 80m², ou seja: é necessário entender as condições, os desejos envolvidos e as complexidades de execução, onde a área a sofrer intervenção passa a não ser o norteador do prazo. Reformar completamente um lavabo, por exemplo, que em média tem 1,50m², pode demorar mais tempo que uma sala com 20m².

Explico: na sala, conseguimos distribuir fornecedores simultaneamente, já no lavabo não. Imagina um azulejista e um gesseiro em 1m²? Impossível! Envolva-se com cada detalhe, favorecendo sempre a qualidade, o prazo e a segurança, e contrate um profissional para realizar um projeto antes.

Leia mais: 

Aproveite o espaço da casa e faça do terraço a extensão da sua sala

Corredor de casa não precisa ser apenas um rito de passagem. Confira dicas

    Leia tudo sobre: casa