Quando pensamos em corredor, logo vem à mente apenas um espaço para passagem. Geralmente esquecido no momento da decoração, que tal destacar esse conector de espaços, aproveitando melhor esse local e alinhando estética e funcionalidade?

O primeiro ponto a ser avaliado é seu tamanho. Atualmente, os corredores que interligam as áreas sociais  da casa (sala, cozinha e terraço) à área íntima (dormitórios), possuem, em média, 90cm de largura, o que dificulta a colocação de qualquer tipo de mobiliário para que não afete o fluxo. Nessa situação, trabalhar a decoração nas paredes é fundamental com a utilização, por exemplo, de quadros ou painel de fotos. Essa ideia ajuda a trazer identidade ao espaço. Utilizar molduras com pouca espessura ou simplesmente eliminá-la auxiliará a dar um toque mais leve.

Se o corredor da casa for escuro, adicione uma boa dose de iluminação. Multiplique os pontos de luminárias – executar forro é uma excelente alternativa para melhorar a distribuição dos spots e/plafons e de abusar de luz indireta, como sancas de gesso. Arandelas e balizadores também auxiliam. Porém, elas demarcam o caminho, não iluminando o ambiente como um todo.

A sensação de aperto, mesmo em corredores com larguras maiores, é sempre uma questão a ser abordada. Invista em espelho alinhada à iluminação – esses dois fatores juntos provocam uma união quase imbatível, trazendo sensação de amplitude ao espaço.

Prateleiras estreitas, no estilo canaleta, são excelentes. Elas possuem no máximo 12cm de profundidade e você pode apoiar quadros, livros (de frente), espelhos e pequenos objetos decorativos.

Atenção: não recomendamos colocar itens raros ou de coleção, pois um esbarro nessa peça, principalmente se a mesma estiver mal fixada, poderá danificar elementos de grande apego emocional.

undefined
Foto reprodução: Pinterest
Canaletas na lateral para apoio de quadros e cor contrastante na porta.

Cores claras ajudam a dar impressão de um espaço mais aberto. Opte por tons neutros e pastéis. Caso seu corredor seja bem largo, pode-se utilizar algum tom mais escuro de destaque, como em um quadro ou em um pequeno trecho, trazendo personalidade. Em vez de pintura, utilize papel de parede com textura de tecido, uma excelente opção para transmitir aconchego ao espaço.

Corredores largos possuem a vantagem de agregar novos espaços como, por exemplo, um home-office, uma biblioteca ou simplesmente um armário – use-o como rouparia (local para guardar itens de cama, mesa e banho).

O uso de passadeira – ou aqueles tapetes específicos para corredores – são outro artifício interessante. Em corredores curtos, ajudam na sensação de alongamento.  Se houver uma parede no final, instalar um espelho ajudará ainda mais na casa .

O foco sempre é a circulação fluida e, se o espaço permitir, use e abuse de aparadores, nichos, armários e prateleiras.

Dica da Helô : assim como cuidar das nossas conexões (família, amigos, trabalho) é importante lembra que o corredor é como uma rede que interliga os diversos cômodos. Ela precisa de leveza e harmonia. Invista energia nessas melhorias em casa ou no escritório e, com essa ação, esse espaço trará mais alegria e charme, contagiando todos os outros ambientes.

Leia mais:

Uso de vidro pode deixar sua casa ainda mais aconchegante e moderna

Banheiros pequenos: como otimizar?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!