Receber a família ou os amigos para uma festa em casa parece tarefa simples. Tenho certeza que já esteve na cozinha preparando os comes e bebes, enquanto perdia todos os momentos de interação com seus convidados.

Já passou o tempo em que a cozinha era destinada apenas como espaço para preparo de refeições, considerada somente uma ala de serviços da casa. A tualmente, ela tornou-se a alma do lar , atuando junto a área social - sala de estar, jantar e varanda gourmet - complementando a receptividade dos seus convidados. Não perca tempo e invista em abrir esse espaço.

undefined
Heloisa Yamashiro - arquivo pessoal
Escorredor de louça embutido no armário e mais iluminação no ambiente

Integração através dos acabamentos

Um dos artifícios é utilizarmos o mesmo piso da área social também na cozinha. Além da integração visual, conseguimos uma extensão das áreas obtendo a sensação de espaço mais amplo. Outra ideia é revestir somente a parede da bancada da cozinha e apostar em pintura nas demais paredes. Escolha acabamentos nos móveis que permeiem os diversos ambientes, como utilizar textura de madeira para trazer a nobreza da sala à cozinha, ou também utilizar vidro para trazer a sensação de leveza aos ambientes

Dica da Helô: aposte em divisórias móveis para conseguir flexibilidade de integração ou de intimidade, permitindo a adaptação dos ambientes para cada ocasião.

Praticidade

Invista em móveis sob medida. Eles auxiliam muito na organização do espaço e facilitam a rotina. Tenha espaços exclusivos e de fácil acesso destinados aos utensílios de uso diário, como pratos, copos, talheres, toalhas e/ou jogo americano. Preferencialmente esses espaços devem estar o mais próximo a mesa de refeições. No caso dos eletro-portáteis, utilizar nichos é uma boa opção, e se a peça agrega design, procure deixar à vista, uma vez que se transforma num artifício de decoração. É essencial que a despensa fique em armário fechado e seja organizada possibilitando a fácil visualização e o acesso aos produtos.

Dica da Helô: instale armários com diferentes dimensões (largura, comprimento e altura), facilitando a melhor organização da sua cozinha. E cuidado com armários até o teto. Apesar de aumentar a sua área de armazenagem, cria espaços de difícil acesso.

Iluminação

Se você possui forro na sala, que tal estendê-lo para a cozinha? Utilizar iluminação indireta toma o ambiente mais intimista. Como concepção, a área de preparo precisa de uma boa iluminação, então aposte em luzes diretamente nas áreas de manipulação, fogão e área de lavar-louças. 

Você viu?

Dica da Helô: abuse de iluminação embutida na marcenaria. Ela pode ajudar a iluminar espaços mais escuros da sua cozinha, inclusive dentro de armários.

undefined
Pinterest
Bancada em inox: ideal para pias modernas e práticas

Eletros

No conceito tudo aberto, um dos maiores incômodos é a ocorrência de odores e gorduras resultantes do preparo das refeições. Nesses casos, a coifa ou depurador se tornaram essenciais, além de peça chave para o design. O ideal é que o tamanho destes seja igual ou maior que o cooktop ou fogão. Outro incômodo é a possível bagunça das louças na pia. Se sua cozinha for espaçosa, aposte em uma lava-louças ou em artifícios para esconder a louça lavada (ver foto abaixo)

Dica da Helô: se possível, não instalar refrigerador próximo a equipamentos com fontes de calor, como forno, fogão e micro-ondas.

Bancada

Além do tradicional granito polido, as opções de materiais são variadas, aumentando a gama de cores e acabamentos. O aço inox é um material que traz o conceito industrial, possuindo facilidade de limpeza e evitando a proliferação de bactérias, assim como é possível solicitar a fabricação sob medida, incluindo a cuba e acessórios (como o escorredor de louças). As peças a base de quartzo - combinação de minerais resistentes com resina - resultam em superfícies rígidas, com baixíssima porosidade - que também evita bactérias - e apresentam uma enorme variedade de cores. Se desejar cantos arredondados, existem as bancadas moldáveis que podem ser adaptadas a qualquer design, graças a composição de minerais naturais e acrílicos.

Dica da Helô: a funcionalidade e o design de instalar uma ilha na cozinha, vai além de uma área a mais de preparo, tornando o espaço mais moderno. Pode ser utilizada como mesa de refeições ou para usos diversos, inclusive funcionar como bancada onde crianças podem estudar tranquilamente junto aos pais.

A dica final é: sempre que possível, incorpore vegetação, como plantas em vasos ou mini-horta, pois eles acrescentam toque pessoal ao ambiente e aproximam sua cozinha da natureza.

Leia mais:

Economizando na obra: 3 substituições de materiais para a sua reforma

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!