A moda é mutável e, cada vez mais, os ciclos vão e voltam. Já falamos aqui da versatilidade do jeans , por ser algo que se reinventa a cada nova estação. Eu, particularmente, uso muito jeans e dei dicas de como inserir no seu dia também. Já faz algum tempo que vemos nas ruas peças que passaram por customização. E, hoje, vou descomplicar o assunto e ainda ensinar como customizar aquela peça que não usa mais, gastando pouco e dando seu toque pessoal.

Ensaio para Damyller em Cataratas do Iguaçu
Crédito Claudio Paulino
Ensaio para Damyller em Cataratas do Iguaçu

Lavagens diversas, modelos e formas diferentes ou ainda desgastes com o tempo ou por acidentes fazem com que, às vezes, encostemos algumas peças e as deixemos esquecidas em nossos guarda-roupas, não é mesmo? Mas a boa notícia é que o consumo consciente está em alta e, com isso, reciclar peças de outras temporadas está na moda. Patches, bordados, tachas, broches e até mesmo pintura para customização são recursos super modernos e ao alcance de todos.

Por isso, preparei um especial com cinco customizações “baphonicas” para inspirar você, leitor aqui do Delas . Então fique de olho, de hoje em diante, para aprender como fazer e desengavetar o que não usa mais.

Dicas importantes para antes da customização:

1. Experimente opções diferentes

Cacá Filippini e Damyller testam as possibilidades
Arquivo pessoal
Cacá Filippini e Damyller testam as possibilidades

Escolha os materiais e coloque em cima da peça para visualizar o resultado. Como se estivesse fazendo um esboço do que está criando, antes de colar, pintar, furar, costurar ou fixar as tachas. Quanto mais você “brinca”, mais opções cria, até que encontra algo que te atrai e que vai ao encontro daquilo que combina com você.

2. Comece com a pintura

Cada tinta tem um tempo de secagem, então vale consultar o rótulo antes de dar o próximo passo
Arquivo pessoal
Cada tinta tem um tempo de secagem, então vale consultar o rótulo antes de dar o próximo passo

Em todas as customizações que envolvem pinturas, o ideal é começar por ela para evitar borrões ou um resultado diferente daquele que queremos. Uma dica valiosa é testar os pincéis e a ideia que tem primeiro em uma folha sulfite, antes de pintar a peça. Use tinta de tecido e solte a sua imaginação.

Lembre-se: Cada tinta tem um tempo de secagem, então vale consultar o rótulo antes de dar o próximo passo.

3. Tachas

Cacá Filippini brinca com os materiais antes de começar a customização, até encontrar o seu estilo
Arquivo pessoal
Cacá Filippini brinca com os materiais antes de começar a customização, até encontrar o seu estilo

Um leque enorme de opções de tachas estão à venda em lojas de armarinho ou especializadas, então, para que você não saia comprando um monte de material que depois não vai usar, é importante ter em mente o que quer fazer e onde quer aplicar antes da compra. Para facilitar, tire uma foto da peça que irá customizar ou leve-a com você para garantir que a compra seja certeira.

Leia também: 8 truques de moda que toda mulher deve saber

4. Patches

Dica da Cacá: Planejar na customização, evita gastos além da conta
Arquivo pessoal
Dica da Cacá: Planejar na customização, evita gastos além da conta

Patches são desenhos bordados, prontos para a aplicação. Com cola própria, que encontramos até em papelaria, mudamos a cara de qualquer peça. Então, basta escolher seu tema e explorar as possibilidades. Uma dica de ouro para quem não quer perder seus patches por aí é recorrer à costura após a colagem. Isso garantirá a integridade da sua customização e vida longa para sua obra de arte.

Dicas dadas, agora é só assistir o vídeo e praticar o chamado DIY – Do It Yourself (termo em inglês, que significa: Faça você mesma!).


E aí, jaqueta em mãos e ideias a mil? Então mãos à obra! Entre na onda da customização você também, vasculhe o guarda-roupa e renove as peças que não usa mais. E para continuar por dentro dessas dicas e acompanhar o especial de customização, volte aqui amanhã e acompanhe a minha coluna Estilo Descomplicado , aqui no Delas .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!