Maurício Arruda, em seu livro Decora (Editora Globo Estilo), afirma que: “ Casa é um reflexo da nossa história e a da maneira como vivemos. Ela tem essa capacidade de traduzir aquilo que é significativo para nós, tudo em que acreditamos e sonhamos para nossas vidas.” 

Fenearte reúne expositores do Brasil e do mundo, com o melhor da produção artesanal
Arquivo pessoal
Fenearte reúne expositores do Brasil e do mundo, com o melhor da produção artesanal

Montar e decorar uma casa é um processo de criação de identidade, de transformar o ambiente em um verdadeiro lar. Criar um  espaço aconchegante e que represente o estilo e escolhas do dono em cada cantinho.

Maurício Arruda ainda defende: “ Quanto mais colocamos nossa essência nas escolhas dos espaços, mais eles serão importantes para nós. É um processo de descobrimento, amadurecimento e transformação. Para melhor.” 

Leia também: Qual a diferença entre peças produzidas em porcelana ou cerâmica?

cartaz da fenearte
Divulgação
Recife recebe a Fenearte de 3 a 14 de julho

Nessa fase de construção da sua casa, acredito que visitar feiras de decoração e artesanato seja útil para identificar seu estilo, selecionar peças que carreguem histórias, tradições, vida. 

Neste mês de julho ( dos dias 03 a 14), na cidade do Recife/PE , ocorre a 20ª Edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato reunindo expositores do Brasil e do mundo, com o melhor da produção artesanal. A meu ver, é uma excelente oportunidade de conhecer de perto o trabalho de profissionais que transformam barro, palha e madeira em arte. 

Os objetivos da Fenearte são valorizar o artesanato e produção artesanal, incentivar a criação e o desenvolvimento de novos produtos, além de resgatar, difundir e preservar valores culturais. O  tema da Fenearte deste ano é a Ciranda, dança típica das praias do Litoral norte Pernambucano, que tem como precursores Mestre Baracho, Dona Duda e Lia de Itamaracá.

Famoso Leão do Mestre Nuca pode ser encontrado na Fenearte
Arquivo pessoal
Famoso Leão do Mestre Nuca pode ser encontrado na Fenearte


 Na Fenearte, é possível, por exemplo, encontrar em diferentes tamanhos, o famoso leão do Mestre Nuca: leões com juba encaracolada, lisa ou escamada criada pelo Mestre Nuca de Tracunhaém. Além disso, conversar com o José Francisco dos Santos, J. Borges que divulga a cultura popular nordestina através dos seus cordéis e das suas xilogravuras. Ele é considerado o maior gravador popular brasileiro vivo.

Leia também: Planejamento de recepções em casa - dicas práticas para receber os amigos

Passear pelos corredores da  Fenearte é um convite a uma experiência rica culturalmente. Quem tiver oportunidade, , não deixe de visitar e contemplar as belezas que a maior feira de artesanato da América Latina tem a oferecer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!