Antes do prato que usamos hoje nas refeições, as vasilhas eram fabricadas na Antiguidade em cerâmica, metal e vidro. Na Idade Média, servia-se a comida em superfícies redondas de massa de pão, uma para cada duas pessoas. Esses "pratos" depois de usados eram descartados e a população mais carente que ficava próxima aos castelos os aproveitavam. Quando a China começou a exportar a porcelana, preparada com uma argila branca chamada calium, houve maior conforto na utilização dos pratos e na estética da mesa posta. 

Leia também: Quer fazer uma recepção em casa? Dicas práticas para receber os amigos

Cerâmica x Porcelana
Isabela Azevedo

Cerâmica costuma ser mais pesada

Atualmente, existem pratos e diversas peças vendidas no mercado em cerâmica, porcelana , vidro, melamina e diversos outros materiais. 

Quem nunca se confundiu com tais denominações? Em primeiro lugar, louça , na realidade, é o coletivo que agrega todos os itens produzidos com estes materiais: cerâmica, faiança e porcelana, que se diferem apenas pela composição dos elementos. Todos são feitos com argila ou barro, queimados em fornos de alta temperatura. 

Leia também: Dicas de como montar o seu acervo para uma mesa posta

A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos" ("terra queimada" ou "argila queimada"), é um material de grande resistência. A origem do nome vem do processo pelo qual o material é passado para se tornar cerâmica, na qual o seu cozimento deve ser feito com a temperatura entre 900ºC e 1000ºC. São geralmente mais pesadas do que a porcelana, tem maior porosidade e seu exterior pode ser pintado com óxidos e esmaltes.

Cerâmica x Porcelana
Isabela Azevedo

Porcelana tem sua origem na China

Com histórico mais recente, a porcelana surgiu na China. Seu aspecto refinado se traduz pela maior delicadeza, sendo um material que não possui porosidade, ou seja, ela não absorve água ou resíduos de alimentos, possui aspecto transparente e vítreo.

Leia também: Conheça os principais tipos de serviço à mesa e suas funcionalidades

O próprio processo de produção da porcelana é considerado mais "automático" e resulta em produtos de espessura fina e mais delicados. Mas mesmo com estas características, são mais resistentes pelo porcentual de quartzo presente em sua composição.

Uma maneira infalível de dizer qual é qual é o som. Este é o processo onde você toca no objeto e ouve o tom do som. A porcelana tem um tom mais alto. Faça a experiência você mesmo e verifique o som.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!