Planejamento de recepções em casa: dicas práticas para receber os amigos

Com essas dicas, você conseguirá receber os convidados com muito charme

Vai receber amigos em casa e não sabe por onde começar?  O que servir, como organizar? Essas são algumas das dúvidas mais comuns daqueles que se dispoem  a abrir sua casa para receber pessoas queridas. Com planejamento prévio e seguindo algumas dicas funcionais, a tarefa de organizar mini recepções em casa se torna prática e muito prazerosa. 

Leia também: Saiba como montar uma mesa temática de festa junina de forma criativa e simples

Foto: Divulgação
Saiba como organizar a mesa e outras dicas práticas para receber os amigos em casa – e com muito charme

1) Por que receber?

 A primeira pergunta diz respeito ao motivo da sua recepção em casa . Será a comemoração de um aniversário, bodas de casamento, almoço de Páscoa, jantar na noite de Natal? 

O motivo pelo qual você organizará a recepção em sua casa ditará todos os detalhes da ocasião, seja decoração, comidinhas a serem servidas, convidados, etc.. 

Seja qual for  o motivo da reunião dos amigos e familiares em casa, você como anfitrão (ã) deve ter o cuidado de faze-los se sentir bem vindos ao seu lar. 

Segundo Claudia Matarazzo: “ o que torna determinadas reuniões inesqueciveis é a química entre as pessoas. E, em momentos como esses, nada influencia mais os convidados do que sentir do dono da casa o prazer em receber. [...] Deixe para exercer o “papel” de anfitriã durante toda a fase de organização. Mas, ao abrir sua casa, abra também o coração e tire qualquer máscara.” (MATARAZZO, Claudia, Etiqueta Sem Frescura- Ed. Planeta.) 

Leia também: Guia Básico da Mesa Posta: dicas de como montar o seu acervo

2) Para quem fazer? 

Foto: Divulgação
Saiba como receber os amigos em casa com charme

Vejam que a pergunta não é (ainda) em relação a quantidade de pessoas que serão convidadas á sua casa. É relacionada a QUEM estará presente. A ideia de individualizar e identificar os convidados tem dupla razão.

 Primeiro, para que você, como anfitrião (ã), tenha o cuidado de verificar se algum convidado tem alergia ou intolerância alimentar e se prepare para servir um alimento adequado as necessidade dele.Já imaginou organizar um jantar só com frutos do mar e na hora de servi-lo descobrir que um dos convidados tem alergia? Sabendo tal informação com antecedência, você consegue preparar uma outra opção de comidinha e evita a situação desagradável. 

Segundo, para que você , como anfitrião (ã), de forma gentil, disponibilize alguma comidinha preferida da sogra, tia, amiga querida, ou aniversariante. São pequenas gentilezas que fazem diferença e agradam o convidado. 

3) Para quantos?

Agora sim, quantas pessoas serão convidadas à sua casa? Definir o numero de convidados é um dado essencial para organizar o cardápio, as bebidas a serem servidas, o serviço á mesa escolhido (á americana, à brasileira, à francesa) , as louças e demais utensílios a serem utilizados. 

Lembre-se que se a ideia for montar uma mesa posta para que todos sentem-se à mesa, não inclua mais lugares do que ela originalmente comporta. Isso acaba gerando um desconforto ao convidado. Ou você dispobiliza outra mesa, seja na varanda, ou na própria sala, para que todos tenham um local adequado para sentar-se, ou, você, pode optar pelo serviço á americana , estilo buffet, e deixar os convidados á vontade para servirem-se e sentarem-se no sofá e cadeiras dispostas na sala. 

4) Quando fazer? 

Definir o horário da recepção em casa é importante para que o anfitrião (ã) se programe e organize os detalhes com antecedência  para no dia, não se estressar desnecessariamente, já que, o principal motivo da reunião de amigos em casa é curtir momentos agradáveis na companhia de pessoas queridas. 

Se a recepção for pela manhã, o ideal é deixar o espaço organizado na véspera para que você não fique cansada, montando todos os detalhes horas antes do convidado chegar. Definir louças, modificar móveis de lugar, são atividades que demandam tempo, fazê-las no dia da recepção gera uma preocupação desnecessária. 

É importante definir, ao menos (teoricamente), o início e término da reunião, pois esse fator relaciona-se diretamente à escolha do cardápio a ser sevrido. 

5) O que servir? 

Nesta pergunta, a ideia é definir com antecedência o que será servido na ocasião, desde os aperitivos á sobremesa. Definir se você, anfitrião (ã) ficará responsável por preparar tudo, se algum convidado ficará responsável pela sobremesa, por exemplo. 

A escolha do cardápio também é importante para definir se as comidinhas serão preparadas em casa ou sera contratado algum buffet ou personal cheff. Deixar para comprar todos os ingredientes necessários para o preparo da receita no dia da recepção é cansativo. 

Vai cozinhar um prato bacana? Lembra de testar a receita antes para evitar surpresas desagradáveis no dia. 

6) Quanto gastar? 

Definir previamente o orçamento para organização da recepção em casa é importante para evitar gastos desnecessários e auxilia nas escolhas inteligentes. Se o valor disponibilizado para decoração é curto, pesquisa opções “ faça você mesmo” para economizar e montar uma composição criativa. Se o valor destinado a comidinhas é curto, busca opções de mercados com preços mais acessíveis, escolhe preparar receitas com bom custo/benefício. 

Lembre-se: organize a recepção compatível com as suas possibilidade financeiras. O importante não é o quanto você vai gastar, mas sim, o carinho e gentileza que você colocará em cada detalhe. 

Leia também: O que é mesa posta para você?

7) Como e onde organizar o espaço? 

Não se acanhe em modificar os móveis de lugar para acomodar melhor os seus convidados. Uma mudança de sofá  e/ou poltrona de lugar pode garantir um espaço bem mais confortável para todos. 

Lembrem-se de aromatizar o ambiente. Uma casa bem perfumada é agradável denota cuidado, gentileza. A iluminação também é importante para criar um ambiente aconchegante. 

A música tem um efeito incrível na recepção, ela dita o tom, a animação e cria um ambiente agradável , animado. 

As flores ou plantinhas além de decorarem o espaço criam uma atmosfera maravihosa. 

E não se esqueça, o planejamento de recepções em casa , são dicas e informações úteis para auxiliar você na organização desses encontrinhos em casa e não deixa-la tensa e excessivamente preocupada. 

Como bem afirma Claudia Matarazzo: “ Não estou pregando o improviso ou a falta de capricho. Ao contrário: há anos defendo que a vida se torna muito melhor se observarmos certas delicadezas em nosso dia a dia. Porém, também afirmo sempre que a etiqueta deve ser utilizada para facilitar e embelezar nossos dias e não para nos amordaçar.”  (MATARAZZO, Claudia, Etiqueta Sem Frescura- Ed. Planeta.) 

Link deste artigo: https://delas.ig.com.br/colunas/beluquices/2019-06-20/planejamento-de-recepcoes-em-casa-dicas-praticas-para-receber-os-amigos.html