Quem resiste a uma festa junina? Decoração alegre, comidinhas deliciosas, música animada, gente querida... Durante o mês de junho, os "arraiás" se espalham pelo país e você pode aproveitar para montar uma mesinha linda e curtir uma das festas brasileiras mais populares.
Leia também: O que é uma mesa posta para você?
As decorações de festa junina podem ser feitas com itens que você já tem em casa, enquanto outros podem ser garimpados em mercados públicos da sua cidade e até feitos por você mesmo, por meio de colagens, costuras ou recortes.
Leia também: Mais do que festa junina, São João nordestino é expressão cultural
Selecionei dicas para montar uma mesinha junina com charme e criatividade:
1. Use tecidos com estampas características de uma festa junina, como: chita, girassol, xadrez, bandeirinhas ou balão. Os tecidos podem servir como toalha de mesa, passadeira ou trilhos, guardanapo e painel para parede. Os retalhos dos tecidos são excelentes opções para criar detalhes em xíicaras, jarras, lembrancinhas e até decorar roupas.
2. A juta é uma opção de
decoração
barata e possui diversas utilidades, podendo ser usada como toalha de mesa, jogo americano, passadeira ou enfeite para mesa.
3. Aposte em dobraduras de guardanapos diferentes para montar uma mesa posta temática. A versão da dobradura em formato de "bandeirinha" é fácil e charmosa.
4. Invista nas peças em palha: peneiras, chapéus e cestos, por exemplo. Eles são excelentes para compor cenários com flores, para servir comidinhas de uma forma desconstraída e o melhor, são versáteis, decoram não só festas juninas como, mas outras recepções também.
5. Lembra das "torinhas" em madeira que estão em alta na decoração de ambientes? Com seu toque rústico chique, podem servir como bandeja para dispor doces, bebidas e afins. Peças em madeira como tábuas e estantes podem ser usadas também.
Leia também: Guia básico da mesa posta
6. Quanto às flores e plantinhas, as melhores opções para decorar sua mesa junina são os cactos, suculentas, girassóis e flores do campo. Sejam naturais ou artificiais, podem ser utilizadas em vasos de barro, de madeira, de cordão, palha, vidro em pequenos arranjos ou soltos à mesa, a depender da composição desejada.
7. Vasos de barro são bem característicos e usados em alturas diferentes, conferindo movimento e harmonia para sua mesa.
8. Não esqueça das bandeirolas, dos balões e das fitas. São enfeites baratos e excelentes para montar decorações aéreas, criando o clima de uma verdadeiro festa junina. As bandeirinhas podem ser feitas em papel estampado, papel kraft e retalhos de tecidos.
9. Comidinhas de festa junina também servem como elemento decorativo. Pipocas fixadas em bolinhas de isopor, por exemplo, viram excelentes centros de mesa; já quando colocadas dentro de garrafas, conferem charme ao vaso com flores. O milho cortado garante uma decoração bacana à mesinha das comidas.
10. Sanfona, trio sanfoneiro, cordel, espantalho, fogueira e balão são alguns dos símbolos das festinhas juninas. Aposte em versões menores deles para decorar a mesa. Uma mini sanfona pode ser usada como porta guardanapo, um trio de sanfoneiros em menor escala serve como detalhe na composição da mesa e pequeno balão em papel vira topo de bolo.
11. Identidade visual em papel é uma forma criativa de identificar as comidas e decorar a mesa.
Curtiu as dicas para montar a sua mesinha de festa junina? Então aproveite e entre no clima do "arrasta -pé" e do "baião". Viva, São João !