Valorização da cultura, do artesanato, das nossas raízes. Estes são alguns dos objetivos da Semana Criativa de Tiradentes que, desde 2017, é realizada na cidade mineira cujo centro histórico possui um dos mais belos legados arquitetônicos coloniais do país.

Cidade de Tiradentes
Luiz Cezar Costa - @luizcesarcosta
Cidade de Tiradentes


Simone Quintas e Júnior Guimarães estão à frente deste festival anual que se tornou referência no segmento de decoração, frequentado por arquitetos, designers, trend hunters e amantes de artesanato popular.


Em meio às ruas charmosas da cidade, é fácil se encantar com a beleza natural, com a possibilidade de conversar com artesãos e conhecer de perto a transformação de diversas matérias primas (madeira, ferro, pedra) em arte. Além de claro, aproveitar para tomar um café acompanhado de comidinhas que aquecem a alma e o coração. Daqueles passeios carregados de significados.

Em função da pandemia, a 4ª edição do evento cede espaço ao virtual. Neste ano de 2020, “viajaremos” a Tiradentes sem sair de casa. Feita a inscrição para participar do evento, é possível acompanhar as rodas de conversas, aulas-show com artistas e mestres-artesãos, palestras sobre cultura brasileira e design, além de adquirir peças na lojinha virtual. 

colheres
Reprodução/Rondinelly Santos
Colheres decorativas feitas pelo entalhador Rondinelly Santos (@atheliersantos)


O passaporte que custa R$ 50 (cinquenta reais) dá acesso a toda a programação durante os quatro dias de realização do evento e também ao aplicativo criado para compartilhar informações sobre a Semana Criativa de Tiradentes.

Confiram a programação dos dois primeiros duas do evento: 


QUINTA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO

09h – Viagem virtual: um tour pelas ruas de Tiradentes com Alexandre Disaro e Fabrício Rodrigues. 

10h30 – Palestra: 3Rs: Resiliência, Ressignificação, Reação = e a criatividade?”. Com Carlos Ferreirinha. Mediação da jornalista Simone Quintas. 

11h30 – Aula show: Receita de pão de queijo de mãe. Com a chef Juliana Ferreira, do Gourmeco. 

14h– Bate-papo sobre o livro Brasil Arquitetura com os arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz. Mediação de Otávio Nazareth, da Editora Olhares. 

15h – Roda de conversa: Congado: mais do que uma manifestação cultural, uma lembrança necessária. Com Renato Imbroisi, Mercedes Maia Anatálio (Dona Nega), Claudinei Prego e Maria José Vargas Boaventura. Mediação do arquiteto Alexandre Salles. 

16h30 – Palestra: Design como ferramenta de transformação. Com Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio. Mediação da jornalista Regina Galvão. Oferecimento: Portobello. 

Você viu?

17h30 – Fim de expediente: Highlights do dia com Alexandre Salles, Regina Galvão, Simões Neto e Simone Quintas. 

20h – Cerimônia de abertura
Live com o cantor Lô Borges e o guitarrista Henrique Matheus. 

O cantor e compositor Lô Borges é o nome confirmado para a tradicional cerimônia de abertura do festival Semana Criativa de Tiradentes. A live-show do cantor será na noite do dia 15 de outubro, às 20h, em Tiradentes. No repertório, doses cavalares de mineiridade, o cantor fará uma apresentação do show “Paisagem da Janela: Uma Retrospectiva da Carreira”, acompanhado de seu guitarrista Henrique Matheus. Além disso, relembrará sucessos do Clube da Esquina, movimento musical mineiro nascido na década de 1960, no qual fez parte junto com Milton Nascimento, Toninho Horta, Wagner Tiso, Márcio Borges, Beto Guedes entre outros.  

SEXTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO

09h30 -Sessão de cinema:  Ilha do Ferro – Bom dia. Exibição do primeiro episódio do minidocumentário Ilha do Ferro. Direção: Rodrigo Ambrosio e Otávio Camerino. Oferecimento: Programa Alagoas Feita à mão, do Governo de Alagoas. 

10h – Palestra: A política pública do artesanato em Pernambuco e a FENEARTE. Com Marcia Souto. Mediação da jornalista Simone Quintas. 

11h30 – Sala de relacionamento:  Sherwin Williams: Encontro – afinidades com a SCT e as tendências de cores para 2021. Com Ana Vaz, Patricia Fecci, Winnie Bastian. Mediação da jornalista Regina Galvão. 

12h30 – Aula show: Receita de doce de leite do Chico Doceiro. Com José Trindade Xavier. 

14h- Bate-papo sobre os livros Life by Lufe Casas para colorir e Café com Lufe: sua dose extra de boas energias para a vida. Com o autor Lufe Gomes. Mediação de Otávio Nazareth, da Editora Olhares. 

15h – Roda de conversa: Garimpo e curadoria de novos designers e artesãos. Com Adriana Barbosa, Cris Rosenbaum, Filipa Belo e Mary Arantes. Mediação do jornalista Simões Neto. 

16h – Palestra: Projeto Soulphia. Com Tiago Souza. Mediação do arquiteto Alexandre Salles. 

17h – Sala de relacionamento: Herman Miller apresenta a marca HAY: design para todos os momentos.  Com Maria Paula Villarreal Zajar e Winnie Bastian. 

18h – Palestra: O design no fim do mundo. Com Ronaldo Fraga. Mediação da jornalista Simone Quintas. 

19H- Sala de relacionamento: XP Investimentos: Assessoria Live com Bruno Gallegos. Mediação da jornalista Regina Galvão. 

20h30 – Fim de expediente:  Highlights do dia com Alexandre Salles, Regina Galvão, Simões Neto e Simone Quintas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!