Se você deseja servir  fondue em casa e tem dúvidas sobre como organizar a mesa, que utensílios usar e como se portar, não se preocupe, seguem 5 dicas importantes sobre o assunto.

Há diversas formas de servir o fondue
shutterstock
Há diversas formas de servir o fondue


A palavra fondue deriva do verbo francês fondre (derreter ou fundir). A iguaria assim batizada surgiu na Suíça, na região de Jura/Savoi, fronteiriça com a França. A receita mais antiga que se tem notícia está descrita em um livro culinário datado de 1699.

Em razão da superprodução de queijos, os produtores da região, no intuito de aproveitar a boa safra e evitar o desperdício, derreter o queijo com um destilado de cerejas, até que alguém teve a brilhante ideia de provar a mistura com pão


Se você deseja servir fondue em casa e tem dúvidas sobre como organizar a mesa, que utensílios usar e como se portar, não se preocupe, seguem 5 dicas importantes sobre o assunto.


Como decorar a mesa

Mesa para fondue decorada com jogos americanos temáticos, velas e flores
Arquivo pessoal
Mesa para fondue decorada com jogos americanos temáticos, velas e flores


O fondue é um tipo de recepção intimista , onde os convidados reúnem-se em torno da mesa, conversam e degustam a receita escolhida. O ideal é posicionar os aparelhos no centro da mesa, para facilitar o serviço

Caso goste de decoração temática , invista em toalhas ou jogos americanos com estampas que remetem a queijos, vinhos ou motivos invernais. Se desejar usar flores ou plantinhas na composição, opte por modelos menores, que não interfiram na disposição dos acompanhamentos do fondue.

Se a proposta for servir o fondue ao ar livre, em uma varanda ou terraço mais espaçosos e ventilados, que tal disponibilizar mantas e almofadas, criando uma ambiente acolhedor e confortável?

Aparelhos de fondue

O aparelho de fondue traz recipientes e garfos para todos
Divulgação
O aparelho de fondue traz recipientes e garfos para todos


Cada aparelho de fondue, normalmente, é vendido com 4 a 6 garfinhos, necessários para espetar os acompanhamentos como pães, batatas e carne. Além dos garfos, existem alguns modelos que trazem recipientes para dispor os molhos que acompanham o fondue de carne.

Você viu?

Lembre-se: se a proposta é receber mais de 6 pessoas para a noite de fondue , é aconselhável dispor de ao menos dois aparelhos para que todos consigam se servir confortavelmente. Já imaginou usar um único aparelho de fondue e incluir 8, 10, 12 garfinhos? Desconforto, na certa

Se deseja servir em uma mesma noite os fondues de queijo, carne e chocolate, o ideal é disponibilizar um aparelho para cada um deles. Em relação ao de chocolate, fica charmoso servi-lo em recipientes menores, sejam individuais ou para duas pessoas.


Uso de garfinhos

O uso de garfinhos é essencial no fondue
Arquivo pessoal
O uso de garfinhos é essencial no fondue


Existem regras de etiqueta relacionadas ao fondue e suas particularidades. Uma das mais importantes e comentadas é a respeito do uso do garfinho. Essa peça serve para espetar o acompanhamento escolhido, levar à panela de fondue e dispor no prato o pão com o queijo ou a carne assada/frita. O garfinho NUNCA deve ser levado à boca. Além de ser anti-higiênico, o ato pode causar queimaduras. 

 Se a proposta for servir ao mesmo tempo dois tipos de fondue – queijo e carne, por exemplo –, é recomendável dispor dois deles para cada convidado, preferencialmente da mesma cor ou de cores parecidas, para facilitar a identificação.

Como servir os molhos

Usar o garfinho direto no recipiente não é aconselhável
Lipe Borges/Divulgação
Usar o garfinho direto no recipiente não é aconselhável


Em relação aos molhos, recomenda-se que sejam postos diretamente no prato. Usar o garfinho com carne diretamente no recipiente do molho não é aconselhável. Enquanto não estiver sendo utilizado, o garfinho pode ser posto em seu prato ou no descanso de talher.

Ao retirar o garfinho do aparelho de fondue, faça pequenos movimentos circulares, como se estivesse enrolando, para evitar que respingue na toalha de mesa. 

Acompanhamentos

Você pode servir pães, legumes, carnes e frutas em pequenas porções
Receitas Nestlé/Marcelo Resende
Você pode servir pães, legumes, carnes e frutas em pequenas porções


Os acompanhamentos como pães, legumes, carnes e frutas devem ser servidos em pequenas porções e cada convidado pode dispor no seu prato as opções escolhidas.

Fica super charmoso usar cestos para servir pães (devidamente cortados em tamanhos menores), grissinis e torradas, posicionando-os ao longo da mesa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!