Já repararam que cada região do nosso país tem particularidades em relação ao receber bem? Sejam costumes referentes a pontualidade ou estilos de recepção, a multiculturalidade é uma realidade bem brasileira.
Leia também: Beluquices entrevista a influenciadora digital Marina Cimerman
Levando em consideração essa diversidade cultural, surge o Projeto Descomplica. Idealizado por Camila Costa (@requintado_por_camilacosta) e Isabela Azevedo (@beluquices), o objetivo do projeto é tratar sobre assuntos relativos ao receber bem e etiqueta de uma forma leve, despretensiosa e informativa.
A Camila Costa é pioneira no método de Etiqueta Social Personalizada e sua maior motivação é: “apresentar as boas maneiras, etiqueta, protocolo, conhecimento cultural e o bem–receber como sendo valiosíssimos apara o bom convívio e desenvolvimento social, independentemente de classes, posses ou objetivos de vida.”
Na sua opinião, existem três regras de etiqueta que contribuem para a proximidade entre as pessoas. Elas fazem parte da chamada etiqueta transcultural, ou seja, aplicam-se em qualquer lugar do mundo. São elas:
- Ouvir e ser ouvido;
- Olhar nos olhos ao responder;
- Falar e não ficar olhando para o celular ou relógio, demonstrando estar com pouco tempo ou pouca paciência.
A Isabela Azevedo é digital influencer e compartilha em seu perfil no Instagram, o @beluquices, informações referentes ao universo da mesa posta , seja ela na perspectiva do afeto, da cura e do mercado.
Diante da necessidade de difundir informações sobre a etiqueta transcultural, aquela aplicada a qualquer parte do mundo e sem esquecer das particularidades que envolvem as várias regiões do nosso país, surge o projeto Descomplica que terá diferentes abordagens.
O ponto de partida do projeto serão lives transmitidas pelos perfis das idealizadoras na rede social “Instagram”, em dias e horários pré-definidos, com o objetivo de compartilhar informações sobre etiqueta à luz das características de cada região do Brasil: norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.
Leia também:Dicas para montar uma mesa posta com tema carnavalesco
Além da abordagem regional, serão realizadas lives temáticas como, por exemplo: “receber em casa: jantar japonês. O projeto Descomplica contemplará também um ebook com conteúdo prático e didático. Gostaram da novidade?