Já ouviram falar no Dia de Ação de Graças ? Conhecido em inglês como Thanksgiving, trata-se de um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, com o propósito de agradecer pelos bons acontecimentos ocorridos ao longo do ano.

Leia também: Regras de etiqueta - Beluquices entrevista Camila Costa

dia de ação de graças
Reprodução
O peru é um dos principais pratos servidos no almoço do Dia de Ação de Graças

Historicamente, a celebração teve origem no século XVII, quandos os Estados Unidos ainda eram colônia da Inglaterra. Em comemoração às boas colheitas realizada ao longo do ano, os ingleses e nativos da região promoviam uma festividade em que eram servidos banquetes, incluindo milho, peru e batatas.

As festividades continuaram a ser realizadas mesmo após a independência dos Estados Unidos. Em 1863 o presidente Abraham Lincoln instituiu a quarta quinta feira de novembro como o Dia Nacional da Ação de Graças.

Um dos principais objetivos da festividade é celebrar a compaixão e a gratidão . As famílias se reúnem em torno da mesa para comemorar as conquistas ocorridas ao longo do ano. Trata-se de um dia “oficial” para realizar uma ação que pode ser repetida em outras ocasiões: reunir a familia em torno da mesa, valorizar o momento da refeição.

Leia também: Guia básico da mesa posta - como usar os pratos?

Você viu?

O ato de sentar-se à mesa, fazer refeições na companhia de familiares ou amigos, é um hábito saudável e prazeroso. É a ocasião em que podemos presentear o outro com algo muito especial nos dias de hoje: o tempo. Tempo real, sem celular e outras distrações, verdadeiramente vivido. Conversar sobre o que aconteceu no trabalho do companheiro ou na escola dos filhos. Isso fortalece vínculos familiares. Os resultados são surpreendentes.

dia de ação de graças
Reprodução
Mesa decorada com abóboras, um dos símbolos da época.

O Dia de Ação de Graças fortalece este hábito e também estimula o exercício da gratidão. Nas palavras de Marcia Luz, a gratidão denomina-se pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo bom ou ruim.

Que tal incluir essa celebração na sua rotina? Não só na quarta quinta-feira de novembro, mas mensalmente, semanalmente, o que for melhor para você.

Ah, e se sua intenção for celebrar o Dia de Ação de Graças no estilo norte-americano vão aí, algumas dicas:

  • Os pratos típicos servidos por lá são: peru, purê de batata doce,  torta de nozes, maças, milho e molho cranberry. Invista em receitas usando esses insumos.
  • Na decoração da mesa, aposte em tons terrosos como laranja, amarelo e marrom, característicos da data. Use também como elementos para composição da mesa as folhagens secas e as abóboras.

Leia também: Dicas para receber em casa - noite da pizza

E aí, se animou para celebrar o Dia de Ação de Graças  também?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!