Existem crianças que desde pequenas têm atitudes que deixam pais, cuidadores e amigos perplexos, ou, quando são atitudes muito sutis, deixam a todos com uma impressão de que tem alguma coisa errada, mas que não sabem exatamente o que é.

Crianças apresentam diferentes comportamentos e alguns podem indicar que há um transtorno de conduta
FreePik
Crianças apresentam diferentes comportamentos e alguns podem indicar que há um transtorno de conduta


Mas a criança pode nascer má?

Pode e não pode. A criança pode nascer com predisposição genética a uma má índole e sofrer influência do ambiente onde é criada, porém quase sempre a criança nasce em um estado que podemos chamar de neutro e as experiências de criação da primeira infância, como o acolhimento dos pais, o amor e a disciplina, é que "moldam" a índole da criança.

Uma criança má geralmente é diagnosticada com transtorno de conduta em formação ou  personalidade anti-social. Esses transtornos podem evoluir, na fase adulta, para a psicopatia.

Mas como diagnosticar uma criança com transtorno de conduta? 


Quem pode diagnosticar esses transtorno é somente um especialista, que irá entrevistar a criança, e os responsáveis. Pais que notam alguns dos comportamentos abaixo devem ficar atentos ao desenvolvimento dos seus filhos: 

  • manipulação
  • mentiras
  • explosão emocional
  • crueldade com animais
  • vandalismo
  • maldade com irmãos
  • dificuldade em manter amizades
  • falta de solidariedade
  • intolerância à frustração
  • egocentrismo
  • arrogância


Todos esses comportamentos, separados ou combinados, devem alertar os pais.

Você viu?

A criança na sociedade de hoje tem uma importância similar ao adulto, e isso não era comum em outras épocas, onde a criança era somente um pequeno ser quase que "ignorado" até crescer e adquirir alguma importância.

Nessa mesma sociedade, a certeza de que a criança é um ser bom cresce a cada dia, mas isso não é um fato -- ser bom não é inerente ao ser humano, podemos ser bons ou maus, e as crianças também

A criança é sempre vista como boa, inocente, é quase santificada, inclusive,  muito comparada a anjos. Chamar a criança de má é um tabu.

Não existe uma fórmula segura para criar uma criança de uma maneira que garanta que ela não terá um transtorno desse tipo. Criar com amor, respeito, preocupação com alimentação, atenção, carinho, e, principalmente, estabelecer limites para essa criança são um caminho mais seguro, mas não é uma garantia.

É preciso ensinar ao seu filho, desde que ele é um bebê, a observar e se preocupar com a necessidade do próximo. Desde o momento que ele nasce, precisa ficar claro para a criança que ela existe e tem suas necessidades, mas também existe a mãe, o pai e as necessidades deles.

Esse transtorno tem cura? 

Quando falamos sobre mente, é difícil falar sobre cura. Transtornos desse tipo podem ser tratados com remédios e terapia, mas o sucesso desses tratamentos depende do comprometimento e aceitação da doença. Na dúvida, prefira cuidar do seu filho de uma maneira assertiva desde a mais tenra idade, com amor e limites.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!