O mundo e nem ninguém te devem nada, e essa é uma lição muito importante que você deve ensinar aos seus filhos. Os pais atualmente estão criando seus filhos como se eles fossem muito especiais. Sim, eles são especiais, mas somente para quem os ama, eles não são especiais para o mundo. Uma criança que você vê no supermercado, por exemplo, não é especial para você como o seu filho.

A criança aprende pelo exemplo
shutterstock
A criança aprende pelo exemplo


O problema da educação de hoje é que da maneira como as crianças vêm sendo criadas. Elas não percebem que não são tão especiais assim, elas se consideram o centro do mundo, têm dificuldade em enxergar as outras pessoas e só querem satisfazer as suas necessidades.

É importante ensinar as crianças, que nem o mundo nem ninguém deve nada a elas. Ninguém tem obrigação de te amar, você tem que fazer por merecer. Ninguém tem obrigação de ser seu amigo, você tem que conquistar as amizades.

Ninguém é responsável pelo o que você quer conquistar, você é que tem que ir atrás daquilo que você quer. A vida não te dá prêmios e não cobra dívidas, você que é o devedor. Por mais que seu filho seja especial para você, ele tem que saber que para o mundo ele não o é.

Você viu?

Fazer a criança pensar que o fato de ela existir já é suficiente, faz com que ela pense que tudo virá a ela, e isso não vai acontecer, a decepção e frustração será óbvia, e com isso a sensação de que a vida não lhe dá tudo que ela merece. A luta é um preço a ser pago pela conquista, e a conquista que vem através da luta é muito mais prazerosa, além do que quando a conquista vem por merecimento ela traz ainda mais prazer.

Criança que acha que o mundo lhe deve, sente-se frequentemente injustiçada, é infeliz, e está sempre esperando que a "vida" e as outras pessoas lhe paguem alguma coisa que ela julga merecer.


Essa não é uma lição simples, primeiramente porque nós adultos precisamos ter consciência desse fato antes de poder ensiná-lo aos nossos filhos. Como venho falando aqui repetidamente, criança aprende pelo exemplo, mais do que por ensinamentos

Adultos, e muitos, mesmo sendo maduros, ainda acham que o mundo lhes deve algo, se você é um desses, repense, afinal, se a vida te deve algo, porque ainda não pagou? Não pagou e nem vai pagar, conquiste o que você quer, não espere que a vida te retribua, viver a vida já é o prêmio maior

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!