O amor é definido no dicionário como "forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais".

O amor dentro de casa é algo que deve ser nutrido pelos familiares
shutterstock
O amor dentro de casa é algo que deve ser nutrido pelos familiares


Essa definição está longe de definir o que sentimos quando amamos alguém. O amor é um sentimento, portanto sua definição é diferente para cada pessoa.

Quando o bebê nasce ele já ama a sua mãe? Quando o bebê nasce, ele conhece sua mãe, conhece sua voz e reconhece o seu cheiro. Existe um sentimento de posse e de dependência, mas o amor será aprendido e desenvolvido com o tempo. Nós não nascemos sabendo amar, aprendemos o amor pelo amor das outras pessoas.

O tão conhecido,  amor de mãe e filho é a primeira lição que o bebê aprende. Ele percebe e sente que existe uma pessoa que o ama e demonstra esse amor através de cuidados e carinho. Esse amor a mãe ensina ao filho, que com o passar do tempo deixa de ver a mãe apenas como fonte de prazer e satisfação de seus desejos e passa  a amá-la como mãe.

Você viu?

Eu sei, é triste imaginar que seu filho te vê como fonte de satisfação, a que traz alimento, a que traz conforto fisico, mas é isso que acontece -- o amor por você vem depois, quando ele aprende através de você a amar. Além do amor da mãe, a criança costuma presenciar outros "tipos" de amor: amor fraterno, amor do pai, dos avós, amigos e parentes.

É possível aprender bastante sobre amor em todos esses relacionamentos e mais ainda observando o amor entre as pessoas que nos cercam, amor entre os pais, entre irmãos, pais e filhos, filhos e pais, amor entre amigos. A criança, como já falamos aqui várias vezes, absorve tudo o que vê, e amor ela aprende, mais do que sentindo, vendo.


Dentro de casa a criança, aprende a amar. Crianças criadas com pouco amor, em ambientes onde o amor é escondido, desvalorizado ou simplesmente inexiste, serão adultos que terão dificuldade em relacionamentos e sentimentos de amor verdadeiro e real.

O amor da mãe é essencial para que a criança cresça emocionalmente estável, segura e disponível para aprender a amar. Amar o filho não é satisfazer todos os  desejos e demandas, pelo contrário, amar é um sentimento tão superior de querer bem que permite discordar, reprimir e proibir, para que o filho aprenda pelo amor e não pela dor.

Ensinar esse tipo de amor ao seu filho é um privilégio e uma necessidade. A criança, aprendendo dessa maneira, vai crescer sendo capaz de amar as outras pessoas sem ser condescendente e, por isso mesmo, amando de uma maneira real.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!