Nessa longa quarentena as escolas estão fechadas, os pais estão se desdobrando para trabalhar, cuidar da casa, e cuidar dos filhos, em rotinas estafantes com atividades que não acabam nunca.

Leia também: Quarentena - as regras de antes, durante e depois

mãe cansada
Reprodução
As mães estão cansadas de ter os filhos em casa

Muitas mães, a maioria, não vê a hora das crianças voltarem as aulas, não aguentam mais ficar com os filhos 24 horas e, por isso, sente-se culpadas. Mas ha razão para isso?

Mãe sempre sente muita culpa, por exemplo:

  • Quando você não cozinha e da fast food para o seu filho
  • Por trabalhar fora
  • Deixar a criança dormir na cama dos pais
  • Não amamentar durante o período considerado ideal
  • Não atender de pronto ao choro da criança
  • Perder a paciência
  • Não poder dar tudo que a criança quer
  • Gritar com o filho
  • As vezes até porque você não quis pendurar o desenho que o seu filho fez na porta da geladeira.


A culpa das mães tem a ver com as suas expectativas e as vezes com as expectativas dos outros. Se você idealiza uma situação que considera perfeita e esta situação não acontece como você esperava, existe uma frustração que gera culpa.

Podemos dizer que "o mundo" idealiza a maternidade, e a mãe, o ser perfeito que gerou o filho e o ama acima de tudo. Mas amar o seu filho não significa cuidar dele 24 h e não cansar. A mãe não precisa ser perfeita, você não deve se perguntar "será que eu faço tudo certo?", porque a resposta será "provavelmente não", mas você não é perfeita, e dai?

O fato de você não aguentar mais seus filhos em casa e querer que as aulas voltem, não faz de você uma mãe ruim, mas uma mãe que além de mãe é também um ser humano, que embora não aguente mais ficar com as crianças 24 h por dia, ainda os ama.

Liberte-se da sua culpa! Pais culpados criam filhos folgados, incapazes e sem limites. Quando um pai se sente culpado ele utiliza-se de atitudes compensatórias, e acaba sendo indulgente com o filho. Abaixe as suas expectativas, e deixe de se preocupar com as expectativas dos outros. Só você sabe o quanto ama o seu filho.

Querer "se ver livre" dele por umas poucas horas não é tão ruim. Não existe um jeito certo de ser mãe, a quantidade de tempo que vocês passam juntos não é qualidade, qualidade é o tempo que você realmente dedica ao seu filho, e esse tempo não precisa ser o tempo todo.

Não sinta culpa, tenha bons momentos com o seu filho, e também tenha bons momentos com você.

    Veja Também

      Mostrar mais