São tantos os manuais, dicas, palpites e conselhos na hora de criar um filho, que as mães se veem um pouco perdidas na hora de educar. O fato é que você deve criar os seus filhos da maneira que você quiser, porém o que irá resultar disso, será o que você vai poder desfrutar quando eles estiverem adultos e você na sua velhice.

Reger a vida do seu filho por livros e manuais é um erro
shutterstock
Reger a vida do seu filho por livros e manuais é um erro


Se você criar filhos mimados, eles serão incapazes de enfrentar os problemas que a vida adulta apresenta no dia a dia. Se você criar filhos medrosos, eles crescerão com medo e serão fracos. Se você criar filhos prepotentes, eles sofrerão na vida adulta ao perceberem que não são o centro do universo.


Mas, há muitas maneiras de acertar também, procure exemplos bons e ruins na sua própria família, ou em pessoas de sua convivência, procure notar em cada um os erros e acertos e adapte o que te interessa, na maneira que você cria os seus filhos. Educar filhos é uma tarefa árdua, difícil, e muitas vezes ingrata, faça o melhor que puder, mas dedique-se a isso.

Durante a infância dos seus filhos, nada pode ter maior prioridade do que a atenção que você dedica a eles. Atenção na infância é essencial para o bom desenvolvimento dos filhos. Se você não tem muitos elementos agregadores para desenvolver a educação dos seus filhos, de atenção a eles, esse é o elemento primordial.

Você viu?

Criança precisa de atenção e exemplo, bons exemplos são melhores do que qualquer ensinamento. Lembre-se do que você aprendeu com seus pais, com seus avós, pense no que te fazia feliz, ou infeliz na sua infância, tentar mudar coisas que você achava ruins e assimilar coisas que você achava boas, isso pode te ajudar.

Evite os extremos, existem mães que trazem a tona problemas da sua própria  infância que querem "compensar" com os seus filhos, por exemplo, a mãe diz: quando eu era criança meus pais não me davam nada" então agora a mãe quer dar tudo aos seus filhos, ou " minha mãe não me deixava sair" e a mãe acaba não tendo controle sobre o seu filho, e outros vários exemplos.

Você não deve "compensar" sentimentos de sua infância, na infância dos seus filhos, esses sentimentos são unicamente seus. É mais fácil falar do que agir, eu sei, mas por isso somos adultos e crianças são crianças.

Crie seus filhos como quiser, mas sempre separe os seus sentimentos dos sentimentos deles, não tenha atitudes de compensação, pense nos prós e nos contras antes de qualquer caminho que você decida tomar no que diz respeito a criação de seus filhos.

O que você dá a uma criança na infância, é o que ela leva para o resto da vida, nesse " resto da vida" você ainda vai ser mãe desse filho e estará la para assistir no que ele se transformou, seja bom ou mau.

As mães são sim responsáveis pela criação de bons filhos, e também de filhos ruins, portanto Mães vocês podem criar seus filhos como quiserem, mas a responsabilidade do que ele se tornara é sua.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!