Porque o ser humano tem filhos? Pelo mesmo motivo que os animais, instinto e perpetuação da espécie. Mas diferente dos animais, no mundo em que vivemos hoje não ensinamos nossos filhos a caçar para conseguir alimento, ou procurar na natureza por um abrigo.

Leia também: "Meu filho não gosta de estudar, isso tem solução?"

Transmitir os valores dos pais para os filhos é um processo difícil
shutterstock
Transmitir os valores dos pais para os filhos é um processo difícil

Ensinamos nossos filhos a como obter essas coisas através de trabalho e conhecimento. Criança não nasce sabendo, criança tem instinto de sobrevivência que faz com que chore para que seja cuidada, e alimentada, ela não sobrevive sozinha.

Durante o crescimento da criança os pais estão sempre muito atentos aos ensinamentos passados aos filhos, preocupados com o futuro deles e quem se tornarão. Mas será que esses ensinamentos serão o suficiente para formar um bom cidadão? Um bom ser humano?

Sim, ensinar a criança é importante, os pais podem ensinar a comer corretamente a mesa, a respeitar os mais velhos, a tomar banho diariamente, e varias outras coisas corriqueiras do dia a dia, porem mais importante do que ensinar, é dar o exemplo. Dar o exemplo é o "ensinar" na prática, todos os dias, todos os momentos de cada dia.

Você pode ensinar o seu filho a respeitar o idoso, mas se ele assistir a uma cena sua de desrespeito, isso valerá para ele mais do que qualquer palavra que você diga.

Você viu?

Leia também: Como falar para o seu filho da morte?

E isso é valido para todas as situações do seu dia, como xingar alguém no trânsito, furar uma fila, desrespeitar uma pessoa, não devolver um troco errado, e até mesmo falar mal de um vizinho ou um parente.

Uma criança pequena que fala um palavrão, não foi ensinada a fazer isso, ela observou alguém que fez, e repetiu, crianças fazem isso com coisas ruins e coisas boas. O momento é de pensar, "quais são os meus valores? é isso que eu quero passar para o meu filho?".

Muito cuidado na educação dos seus filhos, somente falar não é o bastante, para transmitir valores sólidos você tem que praticá-los a cada momento. Ética, compaixão, comprometimento, sinceridade, amizade, positividade, empatia,  não são apenas palavras ou sentimentos são atitudes a serem ensinadas, são atitudes que podem fazer com que seu filho seja uma pessoa melhor, melhor até que você mesmo.

Faça o que eu mando, não faça o que eu faço. Isso não funciona, pode até funcionar até certo ponto, mas o exemplo passa por cima de tudo, o exemplo dos pais é o ponto central de aprendizagem da criança.

Leia também: "Você sabe quem é o seu filho?", psicanalista explica

Repense suas atitudes, não seria maravilhoso para você tornar-se uma pessoa melhor para poder dar um melhor exemplo para os seus filhos? Os valores dos pais são os valores dos filhos, você esta deixando uma boa herança para os seus?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!