Estamos falando a língua de milhares de mães que reclamam que seus filhos não gostam de estudar , e que sofrem diariamente tentando fazer com que estudem. Crianças que choram para ir à escola, fazem escândalo, e quando chegam em casa não estudam e não fazem as lições de casa.
Leia também: Assassinato de João Pedro: "É a dor de todas as mães", diz tia do adolescente
Existe um motivo para a criança não gostar da escola, e esse motivo vem dela mesma, afinal porque não gostar de ir a um lugar onde aprende coisas novas, socializa com amigos e segue para alcançar um objetivo necessário na vida adulta.
Provavelmente o medo, o medo de não conseguir, a baixa auto estima, a insegurança, esses fatores e vários outros fazem com que a criança "não goste" de estudar.
Você viu?
Para cada criança há um motivo, não tenho aqui como analisar cada um, mas existem algumas regrinhas que se foram seguidas podem ajudar essas crianças:
- Rotina - criança precisa de rotina, para comer, para brincar, para se alimentar, e para estudar;
- Estimulo - Os pais devem estimular os filhos mostrando as vantagens do estudo;
- Organização - ajude o seu filho a se organizar e montar uma rotina de estudos;
- Conversa - ouça o que seu filho tem a dizer da escola, dos colegas, das brincadeiras e das matérias que estudou a cada dia;
- Objetivo - sente com o seu filho e estabeleça pequenos objetivos possíveis de serem alcançados, isso trará a ele uma responsabilidade e um prazer em alcançá-los;
- Incentivo - incentive a criança a estudar sozinha, isso traz independência e maturidade.
O dia a dia faz com que tenhamos cada vez menos tempo para dedicar a educação dos nossos filhos, a dedicação na infância, trará resultados para a vida inteira.
Durante a quarentena , todas essas regras se mantêm, podemos incluir algumas outras que vão ajudar a tornar as aulas em casa menos tediosas.
- Durante o horário de estudos, inclua pequenas pausas para descanso;
- Ajude o seu filho a conectar-se com os amigos;
- Entenda o que funciona para seu filho, o que é fácil para uma criança, não é para outra;
- Determine um espaço para estudo;
- Determine um horário para as tarefas de casa;
- Peça que seu filho anote todas as duvidas;
- Peça que ele faca uma lista de tarefas;
- A organização sempre traz bons resultados;
A última e mais importante regra é, estudar não é uma opção, é uma obrigação, não de alternativas, não negocie, seja claro quanto as suas expectativas e encarregue o seu filho de cumprir o objetivo. Mostre ao seu filho que ele é forte, ele consegue.