O isolamento social vem provocando reações das mais diversas em adultos e crianças. Você precisa conter suas reações para que seus filhos não a espelham, ou seja, crianças tendem a sentir o que sentimos, porem diferente dos adultos não consegue interpretar os seus sentimentos.

Leia também: Como ajudar as crianças a entender a quarentena?

O isolamento social pode prejudicar a saúde mental das crianças
Pixabay
O isolamento social pode prejudicar a saúde mental das crianças

Angustia, ansiedade, nervosismo, depressão, tristeza, euforia, desamparo, desespero, dúvida, todos esses sentimentos e muitos outros estão ocorrendo em indivíduos isolados, indivíduos adultos e nas crianças também.

Crianças devem ser protegidas do excesso de informações, de informações que elas não conseguem processar. A criança ouve a palavra coronavírus e a palavra morte ao mesmo tempo e não consegue desvincular as duas e ao ouvir o tempo todo em sua casa, discussões sobre coronavírus, sempre ira pensar em morte também.

É difícil para uma criança entender que o isolamento não é para não pegar o vírus, mas sim para que todos não peguem o vírus ao mesmo tempo. Não da para explicar para uma criança a possibilidade do saturamento do sistema publico de saúde, e as consequências que isso pode trazer.

Você viu?

Não minta para as crianças, explique o que esta acontecendo. Explique as regras e passe adiante. Se a criança tiver dúvidas ela vai perguntar. Espere ela perguntar, utilize explicações simples, de acordo com o repertório de cada idade.

Procure nesse período conter a sua ansiedade . Suas preocupações não podem tornar-se preocupações de seus filhos. A criança sente que tem algo errado, e tornar-se tão ansiosa quanto você, a única diferença é que o adulto sabe exatamente porque está tão ansioso, mas a criança não.

Crianças tendem a achar que são culpados pelos problemas dos pais , elas sofrem por isso. Quando você sentir que seu filho está ansioso, preocupado, até mesmo um pouco desorientado pela situação atual, diga a ele que a culpa não é dele. Diga que ele não tem nada ver com o que esta acontecendo, tranquilize o seu filho.

Leia também: A importância de dizer "não" para a educação dos filhos

Existem algumas frases que seu filho deve ouvir sempre:

  • Eu te amo
  • Sinto orgulho de você
  • Isso não é responsabilidade sua (quando realmente não for)
  • Estou te ouvindo
  • Desculpe
  • Você pode
  • Tente mais uma vez

Lembre-se, crianças adoecem por seus pais e com eles também!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!