A cada dia ouço mais e mais pais reclamando "meu filho é muito preguiçoso, o que eu faço?”. O que é uma criança preguiçosa ? Uma criança que não quer brincar, não quer estudar, não ajuda em casa, não recolhe as coisas no seu quarto, não se movimenta para quase nada.

Leia também: Criança também sente solidão? Saiba como lidar

Criança preguiçosa é culpa de quem?
shutterstock
Criança preguiçosa é culpa de quem?

Mas será que as crianças são mesmo preguiçosas? Quando o bebê começa a pedir coisas com o olhar, balbuciando ou apontando, atendemos o desejo dele de imediato, não deixando que ele precise se esforçar um pouco mais para conseguir o que quer.

Algumas crianças aprendem a andar tardiamente, simplesmente pelo fato de que não precisam fazer isso antes. Alguém sempre atende seus desejos mais básicos, andar para que? O mesmo se aplica a falar, usar o banheiro e comer comida sólida. Coisas que ele não precisa aprender cedo, alguém esta sempre ajudando na realização dessas tarefas.

Me atrevo aqui a dizer que não existe criança preguiçosa, existe criança desmotivada .

Seu filho não quer ir brincar de jogar bola com os amigos, pode ser preguiça? Ou pode ser também que ele não goste de jogar bola, ou que toda vez fica por ultimo para ser escolhido em um time, ou nunca consiga fazer gol, ou jogue muito mal. E que tal em uma outra brincadeira, ele age da mesma forma?

O que parece preguiça pode ser falta de motivação para realizar a tarefa proposta, ou falta de necessidade de realização dessa tarefa, ou seja, não vou me mexer para arrumar os meus brinquedos porque sei que se eu não fizer alguém vai fazer para mim.

Você viu?

Se você detectou "preguiça" em seu filho, nunca o rotule como preguiçoso, a primeira coisa a fazer é descobrir a "raiz" da preguiça, não faz por que:

  • Não gosta da atividade proposta
  • Não sente necessidade de executar a tarefa
  • Prefere fazer algo mais estimulante
  • Tem medo de errar
  • A tarefa exige tempo demais
  • Quando não cumpre a tarefa não ha consequências
  • Problemas físicos ou doenças

Descarte problemas físicos antes de rotular seu filho como preguiçoso, várias doenças podem fazer com que a criança não tenha vontade de realizar nem mesmo as mais simples tarefas.

Depois de descartar problemas de saúde comece estabelecendo uma rotina para execução daquilo que você espera que seu filho realize como fazer lição de casa, tirar os pratos da mesa, guardar os brinquedos na caixa e coisas desse tipo.

Essa rotina deve ser seguida e deve ser estabelecida a consequência do não cumprimento, sempre de maneira positiva. Não diga ao seu filho "se você não guardar os brinquedos não ira jogar vídeo game" ao invés disso, diga "se você guardar os brinquedos poderá jogar vídeo game". A diferença é sutil, mas é muito positiva.

A criança deve perceber que não irá precisar mais ficar pedindo o tempo todo para jogar vídeo game. Ela já terá estabelecido um horário para isso, saber de antemão que cumprir uma tarefa lhe trará um benefício prazeroso deve fazer com que a criança comece a se movimentar para obter prazer.

E caso ela opte em não fazer o que lhe cabe, cumpra a promessa de não deixar jogar videogame, isso vai frustra-la, e ela pensará melhor na próxima oportunidade.

Leia também: Como evitar que as crianças interrompam as conversas de adulto?

Dê exemplo para o seu filho, mexa-se também. Criando uma criança "preguiçosa" estamos criando um adulto inútil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!