Nasce um filho, nasce também um pai e uma mãe, a criança será cuidada, amada, orientada perante a vida, mas os pais estarão assumindo uma nova identidade, a identidade de pais, após essa data nunca nada será como antes.

Leia também: Por que é bom deixar o seu filho errar?

Pais e mães constroem relações diferentes após o nascimento dos filhos
shutterstock
Pais e mães constroem relações diferentes após o nascimento dos filhos

Um filho muda completamente a vida do casal. A maneira como se relacionam nunca será a mesma, vindo deles agora há outro ser humano e cada um reage a isso de uma maneira diferente.

Todas as angustias, cansaços, problemas que partilharão relacionados a esse novo ser, são enfrentados de uma maneira otimista. Afinal, um filho é fruto do amor, porém, para cada um será uma experiência única e cada um deverá permanecer durante toda a jornada no seu lugar.

Qual é o papel da mãe? A mãe gesta o filho, da à luz, alimenta com o seu próprio leite, cuida, troca, coloca para dormir, dá banho, faz arrotar, protege o bebe, ama o bebê, e educa conforme seus próprios princípios.

Qual é o papel do pai ? Com exceção de gestar dar luz e dar o seio, todos os demais atos acima são os mesmos, até ai nenhuma novidade, então qual é o lugar de cada um?

Neste mundo moderno vemos muitas mães criando filhos sozinhas, alguns pais também, mas isso não quer dizer que eles ocupam os dois lugares ao mesmo tempo, pai é pai e mãe é mãe, simplesmente porque um é homem e outro é mulher.

Normalmente a relação de mãe e filho é tão forte que sobra pouco ou nenhum espaço para o pai, mas esse espaço é necessário.

Você viu?

Leia também: Como escolher a melhor escola para o seu filho? Professora dá 9 dicas

Existem várias diferenças na maneira em que um pai e uma mãe cuidam de um filho. A mãe atende as necessidades do filho sempre imediatamente, o pai demora um pouco mais, a mãe sofre junto com o sofrimento do filho, o pai tenta resolvê-lo, a mãe tenta recriar o relacionamento simbiótico da gravidez, quando o filho estava dentro do seu corpo, e cabe ao pai fazer a separação e trazer a criança para a realidade do mundo ao sue redor.

A criança precisa da figura do pai para tornar-se um indivíduo, o pai é quem faz o corte, a separação de um ser único, mãe e filho, para dois seres individuais.

Se pudermos dar uma única definição poderíamos dizer que mãe é intimidade e pai é realidade.

O pai deve ser tão presente na vida do filho quanto a mãe
shutterstock
O pai deve ser tão presente na vida do filho quanto a mãe

O pai deve criar vínculos com o bebê desde a gestação, sendo conversando com ele, colocando um enfeite na parede do quarto, realizando todas as tarefas que a mãe realiza no cuidado e educação, mas ele nunca será a mãe dessa criança, ele sempre será o pai, ele é o parceiro da mãe, não o bebê isso deve ficar claro para o seu filho.

Mães super protetoras tendem a afastar o pai do filho, acreditam que só elas conseguem suprir as necessidades e demandas da sua prole, e com isso criam crianças que se tornam adultos extremamente dependentes e inseguros, indivíduos que não se separaram por completo de sua mãe.

Leia também: Meu filho é muito competitivo, isso é bom ou ruim?

Se você é mãe, não tem nenhum problema mimar um pouco seu filho, isso é normal, se preocupar com ele o tempo todo, querer fazer com que ele esteja sempre protegido e feliz, mas lembre-se que ele desde bem pequenininho é um individuo, e como é bom ter um pai para ajuda-la a dar ao seu filho a liberdade de ser uma pessoa única

Esse é o seu lugar, o lugar da mãe.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!