CASACOR 2021 - A casa original
Divulgação
CASACOR 2021 - A casa original


A edição 2021 da CASACOR São Paulo, mostra de arquitetura e decoração , começou ontem (21), com o tema "A Casa Original", onde a inspiração para o conceito surgiu antes da pandemia . A tendência, captada no mundo pré-pandemia se tornou ainda mais presente e a resposta do elenco CASACOR pode ser vista e vivida em mais de 9.000m² de área construída, com 56 ambientes, entre casas , estúdios e lofts. Os espaços são assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos.

"A Casa Original" promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro.

"Ao longo da mostra, o público vai encontrar diversas interpretações do tema central. Seja no uso de materiais como cerâmica e carvão, das texturas naturais e na paleta de tons terrosos e suaves, que evocam a necessária suavidade e harmonia. Há muitos ambientes fluidos, que propiciam a convivência, sempre banhados de luz natural e muitas plantas, ecos da imersão que estamos vivendo nessa pandemia", diz Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR São Paulo".

Sustentabilidade

A sustentabilidade continua a maior tendência do segmento e a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos. Implementado desde 2016, o programa venceu várias etapas, que incluíram conscientização de equipes de trabalho e de arquitetos do elenco, para alcançar a marca de 99,3% de reaproveitamento de resíduos .

Leia Também

Além de adotar medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs.

Nesta edição, a CASACOR São Paulo fará 100% de compensação para suas emissões de carbono, além de ter a certificação Lixo Zero e o selo HBC (Healthy Building Certificate), que atesta saudabilidade no ambiente do evento.

"A CASACOR São Paulo é sinônimo de sustentabilidade. Implementamos diversas medidas, começamos um forte trabalho junto aos profissionais, grandes influenciadores do segmento e hoje, podemos dizer que, dentro do evento mostramos que a sustentabilidade é real e possível de alcançar, não apenas na gestão local. Esse trabalho serve como referência para os projetos dos arquitetos realizados fora daqui, pois esses profissionais apostam cada vez mais em construções inteligentes para o presente e futuro", explica Darlan Firmato, arquiteto e Gestor de Sustentabilidade da CASACOR São Paulo".

Conheça alguns ambientes

Separamos seis ambientes, entre banheiro, salas e experiências sensoriais, incluindo uma das lojas de decoração presente no evento para quem se interessar em adquirir algum item. A marcenaria está presente em grande parte dos ambientes, trazendo aconchego e proximidade com a natureza. Além disso, é possível observar ambientes mais iluminados ou com pontos de luz estratégicos.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários