Como a decoração pode tornar o ambiente mais funcional
Unsplash
Como a decoração pode tornar o ambiente mais funcional



Com o crescente número da população nas cidades, é comum encontrar casas e apartamentos cada vez menores. De acordo com um estudo feito pelo Centro de Estudo da Metrópole (CEM), em São Paulo, existem mais residências verticais do que horizontais, em se tratando de área total construída.

A pesquisa também diz que o número de imóveis horizontais cresceu de 1,228 milhão em 2000 para 1,376 milhão em 2020, isto é, um acréscimo de 12%. Já os verticais eram 725 mil na cidade e foram para 1,375 milhão, isto é, um crescimento de 86,94%. Além disso, a metragem dos apartamentos varia entre 27m² e 40m², pensadas em pessoas que moram sozinhas não passam muito tempo em casa.

"Se organizar e planejar direitinho, cabe uma vida inteira em um apartamento pequeno. É preciso pensar bem nos móveis e decorações, valorizar cada canto", diz a arquiteta Renata Pocztaruk. Pensando nisso, Renata ofereceu algumas dicas para montar uma decoração que ajude na funcionalidade dos ambientes, mesmo que tenham a metragem reduzida.

Você viu?



Planejamento

Segundo a arquiteta, antes de começar a decoração é preciso pensar no tamanho do cômodo  e dos objetos. "Antes de iniciar a decoração do ambiente precisa ser definido o layout, a forma como o mobiliário vai preencher o ambiente pensando sempre na proporção de cada peça. Em espaços pequenos é bom evitar o uso de móveis muito grandes", explica.

Móveis

De acordo com Renata, existem móveis que podem aumentar a sensação de profundidade do ambiente. "A dica é escolher móveis que não fiquem encostados no chão para dar a sensação de amplitude no ambiente, bem como móveis que não sejam muito altos e muito profundos. Quando o espaço é pequeno indicamos usar sempre cores mais claras, pois elas tendem a ampliar o ambiente, enquanto os tons escuros compactam", diz.

Em se tratando de móveis que não são aconselháveis para um apartamento pequeno, estão os muito grandes, armários muito profundos, sofás e mobiliários. Cores e teto escuro, por exemplo podem deixar o ambiente ainda menor. "Uma mistura de muitos elementos em diferentes estilos pode causar desconforto para o ambiente também", comenta.

Espelhos

A especialista também pontua que os espelhos são ótimos para ampliar o espaço. Bem como, tapetes grandes completando o ambiente também dão a sensação de amplitude. "Móveis mais baixos valorizam o ambiente, uma unidade na linguagem é ponto fundamental para acertar", explica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!