Saiba como montar o closet perfeito!
Pexels
Saiba como montar o closet perfeito!




O closet é o sonho de consumo de muitas pessoas. Afinal, a praticidade de ter suas peças de roupa e acessórios reunidos em um único lugar enche os olhos. Neste espaço, é possível organizar seus itens por cor, tipo, tecido, tamanho e frequência de uso. Está pensando em planejar um closet na sua casa? Confira algumas dicas da arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk para criar um espaço bonito e funcional!

Tenha sua rotina em mente

Primeiramente, você precisa pensar em como é a sua rotina e quais são as suas principais necessidades no que diz respeito ao uso do closet. Caroline chama a atenção para a importância do espaço destinado ao projeto para acomodar tudo que for necessário. 

“É essencial definir a quantidade de metros quadrados ideal para o closet e a quantidade de peças que você possui, entre roupas, sapatos e acessórios, assim como uma possível integração com quartos e suítes”, explica. 


Iluminação

A iluminação é essencial para um bom closet
Pexels
A iluminação é essencial para um bom closet


A iluminação principal deve ser de boa qualidade, além da necessidade de pontos específicos em cada parte do cômodo. A especialista cita diferentes opções, como LED embutido nos armários, por exemplo, entre outras possibilidades que variam conforme as necessidades do ambiente.

“A iluminação precisa distribuir a luz de maneira uniforme e eliminar sombras, uma vez que é preciso enxergar com clareza a cor das peças. Recomendo implantar luminárias difusas, mais suaves e neutras, além de sensores de presença, para que a experiência seja sempre funcional”, aponta ela.

Não se esqueça dos espelhos!

Um closet sem espelho não é um closet completo! Além de permitir que você verifique como está o look, os espelhos têm funcionalidade na decoração, como destaca Caroline: “Além de facilitar o dia a dia, o espelho também aumenta a sensação de amplitude do ambiente”. Quando for montar seu closet, capriche na escolha do espelho!

Use e abuse na decoração

Além de se atentar ao quesito praticidade, para montar o closet dos sonhos é preciso apostar na decoração do espaço. Afinal, nada melhor do que nossas peças de roupa estarem acomodadas em um local aconchegante e que tenha a nossa cara, não é? Caroline Sautchuk destaca que a escolha dos materiais faz toda diferença nesse processo. 

“O cabideiro, por exemplo, pode ser revestido em couro, com portas de vidro e ainda incluir gavetas com acabamento em matelassê para comportar sapatos. Todos gostam de ambientes personalizados e exclusivos e você pode trazer esse conceito para o seu closet, com bastante requinte e sofisticação”, aponta. 

Você viu?

Não crie nichos desnecessários

Não crie nichos desnecessários
Pexels
Não crie nichos desnecessários


Quando for dispôr as peças, uma dica importante da especialista é: quanto mais espaços abertos, melhor. Muitos nichos podem passar a ideia de mais organização, mas fazem com que você se perca no espaço cheio de divisões desnecessárias. 

“Evite isso ao máximo e separe as gavetas como itens mais íntimos, como lingeries e calcinhas. Use puxadores firmes e sistema de amortecimento nas portas e gavetas”, acrescenta. 

Atenção para as sapateiras

A melhor forma de organizar os sapatos é deixá-los o mais visíveis possível. Para guardá-los, dê preferência a gavetas com menos profundidade, pois pode ser que alguns acabem sumindo lá no fundo e sejam esquecidos. 

“Além disso, tente sempre deixar a sapateira separada das roupas, pois, muitas vezes, eles (os sapatos) não estarão totalmente limpos. Assim, não corre o risco de passar a sujeira e odor para outras peças”, afirma. 

Aprenda a guardar bolsas e acessórios

Guardar as bolsas penduradas acelera o desgaste das alças
Pexels
Guardar as bolsas penduradas acelera o desgaste das alças


Muitas mulheres possuem coleção de bolsas, então projetar um espaço para elas no futuro closet é essencial. Caroline diz que para conservá-las não se deve deixá-las penduradas em cabides. “Ao guardar dessa maneira, você pode acelerar o desgaste das alças e diminuir a vida útil delas. Organize-as em prateleiras. Assim, elas duram mais e você consegue visualizá-las com mais facilidade”, explica. 

Essa dica vale para todos os tipos de acessórios, como óculos e relógios. Crie um espaço reservado para eles, como uma gaveta com tampo de vidro, que permita enxergar os itens sem abrir o compartimento. 

A especialista acrescenta que “ainda pode ser uma boa revestir essas gavetas com veludo ou outros tecidos mais delicados para não correr o risco de estragar esses objetos”. No caso das joias, é possível até mesmo colocar senha nas gavetas para garantir mais segurança, de acordo com a arquiteta e designer de interiores.

Torne o espaço mais confortável

Um closet perfeito também conta com elementos extras, como móveis para que você possa sentar enquanto calça um sapato ou simplesmente apoiar as roupas que estão sendo escolhidas. Caroline sugere algumas peças que podem úteis e contribuir com a decoração.

“Coloque uma mesa central e pufes. Essa mobília faz com que o cômodo, mais do que um local onde você escolhe seu visual e vai embora rapidamente, seja um ambiente que te traga sensações agradáveis, te faça se sentir em casa”, finaliza.

Preços

O valor médio para fazer um closet planejado varia muito de acordo com seu formato, material e acessórios extras, como os espelhos e a iluminação (fora a decoração posterior). No geral, o preço de um closet planejado feito de madeira sai por R$ 1.500/m², enquanto um closet planejado feito em gesso sai em torno de R$ 400/m².

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!