Você pode  fazer faxina em casa toda semana, mas, se esquece de limpar alguns cantinhos, a sujeira pode virar vilã e até comprometer a saúde. Nem todo mundo sabe, mas objetos como controle remoto, cortina do box do banheiro e até botão do fogão precisam ser limpos com frequência. Caso contrário, acumulam fungos e bactérias prejudiciais à saúde.

mulher com material de limpeza
FreePik
Será que você limpa a casa corretamente? Estes 13 objetos devem ter um cuidado especial

A especialista em limpeza Lynsey Crombie, do Reino Unido, listou para o tablóide britânico The Sun alguns dos principais acumuladores de germes em casa, mas que nem sempre são limpos com frequência. Além disso, ensinou qual a melhor forma de limpar esses objetos. Confira:


1. Travesseiro

Lavar os lençóis toda semana ou a cada quinze dias não é o suficiente para garantir uma cama limpa. “Em seis meses, seu travesseiro dobra de peso devido ao suor e à sujeira”, explica Lynsey. Por isso, é importante limpar o objeto com frequência. O ideal é seguir as instruções de lavagem da etiqueta, que pode variar conforme as particularidades de cada travesseiro. Para facilitar, é possível comprar capas protetores e lavá-las semanalmente. 

2. Colchão

Os colchões também são grandes acumuladores de sujeiras. Para limpá-los, a especialista sugere passar o aspirador de pó em todo o colchão sempre que trocar o lençol. Assim como o travesseiro, você pode utilizar uma capa protetora e lavar toda semana. Confira truques caseiros para acabar com os ácaros do colchão .

3. Tapete

É provável que você passe o aspirador ou a vassoura no tapete toda vez que limpa aquele cômodo. Porém, isso não garante a limpeza total do objeto. Também é preciso limpar a parte de trás do tapete.

4. Porta escovas de dente

A rotina é corrida e você só joga a escova de dente no suporte após o uso? É melhor começar a ter cuidado. O objeto pode acumular uma quantidade grande de bactérias. Para limpar, Lynsey sugere o uso de enxaguante bucal ou limpador de dentadura. 

5. Cortina do box 

Você sabia que a cortina do box do banheiro é um verdadeiro acumulador de germes? É bem fácil que o acessório fique cheio de bolor rapidamente. A dica é sempre deixar a cortina bem esticada e deixar portas e janelas abertas para secar totalmente. Se notar a presença de mofo, borrife vinagre e enxágue.

6. Controle remoto

O controle remoto facilmente acumula suor, restos de comida e outros resíduos, por isso é tão importante limpá-los. “Você pode usar um cotonete com água e sabão para contornar os botões e limpar”. 

7. Botões do fogão

Lynsey lembra que os botões do fogão também acumulam sujeira, principalmente porque costumamos tocá-los com as mãos sujas entre uma receita e outra. A dica da especialista é usar um pano úmido com um pouco de detergente ou desinfetante para limpar.

8. Interruptores de luz

Muita gente adotou o hábito de limpar os interruptores de luz nos últimos tempos, assim como as maçanetas das portas. Lynsey aprova e recomenda limpar diariamente devido à pandemia, mas, em circunstâncias normais, aconselha fazer isso semanalmente. Para limpar, é indicado borrifar desinfetante em um pano e passar no objeto. Nunca borrifar direto nos interruptores.

9. Abajures e lâmpadas

Lynsey recomenda limpar abajures e lâmpadas a cada 15 dias. “Use um pincel de maquiagem para remover a poeira das lâmpadas e um rolo adesivo para tirar a poeira do abajur”, orienta.

10. Bolsa e pincéis de maquiagem

Não é novidade que a necessaire e os pincéis de maquiagem devem ser limpos regularmente. Com o tempo, os acessórios acumulam sujeira e podem causar problemas de pele. A especialista indica usar álcool isopropílico para limpar. Veja mais dicas de como limpar pincéis de maquiagem .

11.  Lixeira

Você tem o hábito de limpar a lixeira? Com o tempo, o objeto pode ficar sujo e com mau cheiro. “Você deve limpar a lixeira semanalmente com água e sabão”, recomenda. Também pode aplicar algumas gotas de óleo essencial de melaleuca no fundo da lixeira, pois é um antifúngico. 

12. Cadarço de tênis

Não basta limpar o tênis, é preciso dar atenção especial ao cadarço. Lynsey ensina misturar bicarbonato de sódio com água fervente e deixar o cadarço de molho. Segundo ela, isso vai deixá-los tão limpos quando novos.

13. Tela do celular e teclado do computador

Por fim, ela lembra da importância de limpar a tela do celular e o teclado do computador. Para não danificar os eletrônicos, é indicado usar produtos de limpeza adequados aos objetos. 

    Leia tudo sobre: casa

    Veja Também

      Mostrar mais