Com a pandemia do novo coronavírus , os cuidados com a higiene devem ser redobrados – não apenas do corpo, mas também da casa e das roupas. É fundamental garantir que as peças sejam higienizadas corretamente para evitar a propagação do vírus e o aumento dos casos de Covid-19.
Leia também: Coronavírus: saiba como higienizar a casa e cuidar da família
Segundo Jaume Alijotas Reig, especialista do Instituto de Medicina e Imunologia de Barcelona, o vírus pode durar entre dois e três dias nas roupas. Por isso, é preciso adotar alguns hábitos na hora de lavar as peças, garantindo, assim, que sejam desinfetadas e limpas corretamente.
“O vírus é pouco tolerante às altas temperaturas e facilmente removível com água sanitária”, explica.
Diante disso, a Mr Jeff, rede de lavanderias delivery, listou cinco dicas importantes de como desinfetar as roupas em casa. Confira:
Leia também: Método Fly Lady de organização: saiba o que é e otimize a limpeza da casa
1. Mais água e menos carga
Primeira dica é usar muita água em cada lavagem e evitar cargas muito grandes de roupas na máquina, assim as peças têm mais espaço para mexer de forma adequada durante o processo.
2. Mais sabão
Usar mais sabão do que o habitual é importante, pois o produto retém melhor a sujeira. Além disso, remove qualquer resíduo.
3. Alvejante
O uso de um desinfetante especial para a lavagem, como o alvejante, é interessante se a roupa estiver contaminada com produtos químicos ou materiais tóxicos.
4. Água quente
Tem alguém doente em casa? A dica é lavar as roupas com água quente, acima dos 60ºC, isso garante que o vírus não sobreviva nas peças.
Leia também: Confira 6 coisas que você precisa parar de fazer com a máquina de lavar roupas
5. Secagem com alta temperatura
A alta temperatura também é importante no processo de secagem, pois ajuda a completar a limpeza das roupas. A secadora cumpre esse papel. Se não tiver o eletrodoméstico em casa, o ferro quente é bastante útil para finalizar o processo, principalmente no caso de peças de algodão e roupas de cama.