Você já ouviu falar do método Fly Lady de organização? Essa técnica americana foi criada para otimizar o tempo da arrumação da casa. A ideia é que a pessoa - principalmente as mulheres - tenham tempo para cuidar de si e não passar o dia inteiro na faxina.

Leia também: Saiba como higienizar a casa para afastar o novo coronavírus

O método é focado em rotinas de 15 minutos de organização diária (os chamados Baby Steps). Desse modo é possível deixar a casa sempre limpa e em pouco tempo. É importante criar uma rotina e, para quem quer se arriscar nesse método durante a quarentena, o Delas conversou com algumas especialistas que te ensinam por onde começar.

Planejamento é a chave!

limpeza
shutterstock
A limpeza da casa pode ficar mais prática com o método de organização Fly Lady

“Comece criando um plano semanal para suas rotinas matinais ou noturnas, para otimizar o seu dia-a-dia. Faça um pouco a cada dia no seu tempo e sem correrias, o indicado é cronometrar o tempo e ao acabar, parar o que está fazendo e fazer algo diferente”, recomenda a personal organizer Débora Monique.

Se você tem dificuldades em criar seu cronograma e descobrir o que fazer a cada dia, dá para se inscrever no site oficial da Fly Lady e receber instruções diárias no e-mail. Porém, é importante frisar que as rotinas são enviadas em inglês. Para quem quer o conteúdo traduzido, a página do facebook Fly Lady Brasil mantém as instruções.

O método pode ser aplicado em residências de qualquer tamanho. “Em casas menores as poucas coisas podem se acumular facilmente e tornar a vida um caos”, lembra a personal organizer e designer de interiores, Tatiane Bueno. Já em casas maiores, a tática é compartimentar. “Você pode fazer o planejamento semanal da rotina dividindo a casa em cinco zonas que serão trabalhadas em diferentes semanas dedicando-se uma semana inteira de cada mês para cada zona”, diz Débora.

Segundo um levantamento do Pinterest , as áreas mais procuradas na plataforma para organização são o closet do quarto (+1.242%), produtos no banheiro (+810%), despensa da cozinha (+491%) e mesa de trabalho (+473%).

Os mandamentos do Fly Lady

Para seguir o método de organização de maneira eficiente é importante seguir os 11 mandamentos. Veja abaixo:

  1. Mantenha sua pia limpa e brilhante. 
  2. Vista-se todas as manhãs, mesmo que não sinta vontade. Não esqueça de colocar sapatos. 
  3. Faça sua rotina matinal e antes de dormir todos os dias. 
  4. Não se deixe desviar pelo computador. 
  5. Vigie-se. Se tirou do lugar, coloque de volta. 
  6. Não tente fazer dois projetos ao mesmo tempo. Um trabalho de cada vez. 
  7. Não retire mais do que você pode arrumar por vez. 
  8. Faça algo por si mesmo todos os dias, talvez todas as manhãs e noites. 
  9. Trabalhe o mais rápido possível para terminar rápido. Isso lhe dará mais tempo para fazer o que gosta. 
  10. Sorria mesmo quando não lhe apetecer. É contagioso. Decida-se a ser feliz, e você será. 
  11. Não se esqueça de rir todos os dias. Mime-se; você merece isso! 

Leia também: Spa em casa na quarentena - aprenda 7 receitas de beleza caseiras

Ficou interessada(o) no método de organização Fly Lady? Apesar de o site ser 100% feminino, as dicas podem ser seguidas também por homens. Já que está todo mundo em casa, por que não dividir as tarefas?

    Leia tudo sobre: casa

    Veja Também

      Mostrar mais