A chegada de um novo ano traz junto o sentimento de renovação. Nesse período, é hora de deixar para trás tudo aquilo que já não acrescenta mais em nossas vidas e aproveitar o momento, inclusive, para renovar as energias da casa e fazer uma bela - e completa - limpeza de fim de ano por todos os cômodos.

Leia também: Como manter a casa limpa? Veja como criar uma rotina simples de limpeza

O novo ano está chegando e, agora, é hora de aproveitar o momento para limpar e organizar a casa corretamente
shutterstock
O novo ano está chegando e, agora, é hora de aproveitar o momento para limpar e organizar a casa corretamente

Para ajudar você nessa missão de deixar a casa em ordem, o Delas separou algumas dicas fundamentais. Confira!

1. Limpeza de locais importantes, mas geralmente esquecidos

Para começar o ano com a casa limpa, a dica de  Mônica Loureiro, especialista em cuidados com a casa, dona do grupo do Facebook “Marias Vem Comigo” e parceira da Bettanin, o ideal é fazer aquelas tarefas que não estão incluídas no nosso cotidiano, mas que não deixam de ser importantes.  

Leia também: Sem tempo para limpar a casa? Confira truques que facilitam a limpeza do lar 

Mônica sugere realizar a limpeza das cortinas e dos estofados, por exemplo, que são realizadas com menos frequência. Além disso, ela indica revisar o filtro do ar condicionado, limpar o ventilador de teto e ainda fazer a lavagem dos travesseiros, que podem acumular ácaros ao longo do tempo

Você viu?

2. Praticar o desapego

A melhor maneira de praticar o desapego é fazer algumas perguntas para si mesmo e, ao se deparar com peças que não usa mais, elas devem ser descartadas. “Tem que ter em mente que, de repente, aquele item que não serve mais pra gente, pode servir para outras pessoas. Mas com bom senso, para não doar o que já não dá mais para utilizar ou está muito danificado”, diz Mônica.

3. Apostar em itens que vão te ajudar nas tarefas de limpeza

Com aquela limpeza de fim de ano , Mônica acredita que  é super importante repensar os hábitos e criar uma nova rotina, com a utilização de itens que ajudam e facilitam a limpeza de todos os ambientes. Segundo ela, vale apostar em mops e wipes, que são lenços umedecidos práticos para o dia a dia. 

4. Jogar fora o que estiver vencido

Os produtos de beleza, por exemplo, possuem data de validade, fator que deve ser respeitado. Por isso, a recomendação é retirar tudo o que já está vencido, jogar fora e reposicionar o que sobrar. Na parte da frente dos móveis, você pode colocar o que é utilizado com mais frequência.

5. Organizar meias e outros itens íntimos

Ao longo do ano, a gaveta de peças íntimas pode virar uma verdadeira bagunça. Diante disso, a dica é retirar tudo, verificar o que estiver furado, gasto e velho e, assim, descartar todos os itens que estiverem nessas condições. Depois, vale distribuir o que restou em separadores especiais para gavetas. Dessa forma, é mais fácil de manter tudo organizado dali para frente.

6. Banho energético

Se o objetivo é renovar as energias do lar, o terapeuta holístico Jon Maia, conforme já explicado ao Delas , diz que as ervas também têm o poder de curar e purificar – e um dos melhores jeitos de utilizá-las para “limpar” a casa é na forma de um banho energético durante a última semana de dezembro.

Aqui, é necessário um punhado de ervas verdes – tais como arruda, guiné, espada de são Jorge, pata de vaca e outras ervas aromáticas – amarradas juntas com um barbante de algodão no formato de uma mini vassoura. A ideia é usá-la para “varrer” as paredes, os móveis e todos os objetos da casa, mentalizando energias positivas. Em seguida, descarte-a ao pé de uma árvore. 

7. Dica para 2020: Manter a organização

Em entrevista prévia, a personal organizer Talita Melo diz que uma forma interessante de  manter a casa organizada após a limpa de final de ano é criar o hábito de, antes de realizar a faxina semanal, andar pela casa e colocar em um cesto tudo o que estiver fora do lugar, realocando tudo conforme passar pelos cômodos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!